quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Greve da Função Pública

Hoje está a decorrer mais uma greve da função pública que atinge hospitais, escolas, locais onde trabalham funcionários públicos, etc. Nestes dias de greve, os funcionários do estado fazem exactamente o que fazem nos outros dias, variando apenas no local de trabalho. A prova disso é que apesar da adesão à greve em alguns locais ter atingido valores acima de 100%, os serviços foram garantidos na mesma nesses locais! Isto leva-me a concluir que o trabalho é feito da mesma forma quer os funcionários apareçam no local de trabalho, quer façam manifestações ou fiquem em casa! Ou isso ou existem pessoas credenciadas numa profissão generalista capazes de ocupar as posições dos funcionários públicos quando estes decidem fazer greve. Estas pessoas seriam denominadas de “duplos” e trabalhariam secretamente para o estado!

Tenho conhecimento de alguns funcionários públicos que decidiram fazer greve não para reivindicar melhores condições para os seus postos de trabalho, mas sim para tratarem de assuntos nas finanças, irem à Caixa Geral de Depósitos, levarem os putos à escola, etc. e quando lá chegam ficam indignados porque os serviços ou estão fechados ou estão em condições mínimas de funcionamento!

Ouvi falar dum gajo que sonhou que um funcionário público tinha falecido devido à greve. Nesse sonho, tudo aconteceu quando num belo dia de chuva, esse funcionário público acordou para ir trabalhar. Trabalhava na repartição de finanças da sua zona de residência… mas nesse dia tinha decidido fazer greve, acordou cedo na mesma como se fosse trabalhar, mas preferiu ir dar um passeio.

A poucos metros de casa, passou por um contentor do lixo que não tinha sido recolhido nessa madrugada e que estava completamente cheio, existindo vários sacos à volta do contentor. Pensou ele “Que cheiro bastante incomodativo!”. De repente, do meio desses sacos saltou um cão em fúria que o tentou atacar querendo proteger umas ossadas de frango de churrasco, com molho da casa picante, que estava a comer. O funcionário público começou a correr assustado em direcção a uma agência bancária para fugir ao cão! Ele pensou em refugiar-se dentro dessa instituição até o cão voltar para o contentor do lixo. Por azar, o banco em causa era a Caixa Geral de Depósitos e estava fechado devido à greve.

O homem continuou a correr e passou por mais 3 ou 4 contentores de lixo, todos eles cheios de lixo também, com lixo pelo chão e por cada contentor que passou, saiu mais um cão que se juntou à perseguição. O homem correu mais 500 metros e ao virar de uma esquina viu uma manifestação em frente a uma escola, e ele pensou “Vou correr no meio daqueles professores para que os cães os ataquem enquanto eu fujo!”. E assim fez, mas por azar e como os manifestantes estavam com cartazes, os cães, com medo de levarem porrada, não caíram na armadilha e continuaram a perseguir o homem indefeso!

De repente o homem tropeçou e caiu, batendo com a cabeça no chão. Por incrível que pareça os cães assustaram-se com o estrondo da queda e foram-se embora. O homem levantou-se cheio de sangue, viu um hospital e entrou para receber cuidados médicos. Por azar, o hospital estava também em greve e os serviços mínimos existentes estavam já todos ocupados. O homem reclamou com aquela situação, sentou-se e ficou à espera horas e horas pelo curativo! Quando os enfermeiros tiveram tempo para o atender, já o homem tinha falecido devido à perda de paciência!

Sem comentários: