quinta-feira, 24 de julho de 2008

Carros Eléctricos - Prius



Hoje em dia, devido aos problemas ambientais, estão na moda os carros ecológicos porque gastam menos, poluem menos, utilizam energias alternativas, fazem menos ruído, etc. De entre todos os tipos de carros ecológicos, os eléctricos são os mais conhecidos e como a maioria das pessoas associa carros eléctricos ao Toyota Prius, vou aproveitar para falar um pouco deste carro.

Gostava de começar por dizer que existem muito poucos carros que sejam tão feios como o Prius, apesar de neste momento não me conseguir lembrar de nenhum. Observem com atenção a foto que adicionei! Não basta serem feios que ainda por cima, e segundo a American Council of the Blind, são perigosos para as pessoas invisuais. Segundo esta associação os invisuais não conseguem ver os Prius porque são invisuais, não conseguem ouvir os Prius porque são muito silenciosos, não conseguem cheirar os Prius porque estes não deitam fumo, não conseguem tocar nem provar os Prius porque como não os conseguem cheirar, ouvir ou ver, não os encontram. Logo, para os invisuais, os Prius são invisíveis excepto quando são atropelados por eles!

Muitas pessoas não querem comprar Prius porque não sabem como se abastecem nem tão pouco conhecem nenhuma bomba que tenha uma extensão eléctrica para os abastecer. Vou então deixar aqui uma explicação de como se pode abastecer um Prius em qualquer lugar. Na imagem seguinte podem ver a tomada para carregar o carro, pode parecer um isqueiro, mas não é. Aliás, esta tomada é em tudo igual ao isqueiro de um carro normal, mas funciona ao contrário, em lugar de sair electricidade, entra!



Para abastecerem então um Prius bastaria ligarem um qualquer PDA, Telemóvel, IPOD, etc. que tivesse a bateria carregada. Desta forma não teriam qualquer problema em carregar o carro, apenas teriam problemas em ter bateria nos restantes gadgets…problema esse que pode ser resolvido se tiverem outro carro normal que possam usar para carregar o vosso dispositivo portátil através do carregador de isqueiro. O facto de terem que levar dois carros sempre que quiserem ir a qualquer lado implica um maior consumo o que me leva a concluir que os Prius não são assim tão ecológicos!

1 comentário:

Alugar Automóveis disse...

O carro Prius é feio. A vantagem de ser electrico, mas podia ter um design mais apelativo...