sexta-feira, 20 de abril de 2012

Brasileiros nas reportagens

Já tinha falado deste problema há mais de um ano (aqui), mas decidi abordar o tema ao de leve mais uma vez e então faço a seguinte pergunta:

Porque é que os jornalistas insistem em entrevistar brasileiros nas reportagens? (Ou se preferirem, porque é que os brasileiros se “oferecerem” tanto para serem entrevistados?)

Caso tenham algo a acrescentar sobre este flagelo, deixem o vosso comentário para participarem neste debate…

4 comentários:

Anónimo disse...

Deve ser porque os brasileiros têm muita conversa...
E depois também para passar a ideia da "maravilha" da imigração e do multiculturalismo no nosso país. Ao passar diversas vezes entrevistas a imigrantes normaliza-se e habitua-se o povo a esta questão. É como espetar sempre com homosexuais nas telenovelas e séries.

AindaPiorBlog disse...

Não me parece que seja para passar a mensagem do “Multiculturalismo” uma vez que só entrevistam brasileiros e mostram apenas uma “Cultura”, a cultura das telenovelas, da violência e do “idioma português” (ou conversa) que ninguém entende. Se fosse assim teriam de entrevistar também os chineses, ucranianos, ingleses, indianos, etc. que também andam por aí e pelo menos conseguimos perceber o que eles dizem.

Será que eles imigram para Portugal para trabalhar ou para aparecerem na TV? É que ao fenómeno das reportagens, posso juntar o fenómeno dos assaltos e esses, apesar de não “falarem” directamente, os jornalistas falam neles.

Este post surgiu porque estava a ver o telejornal na SIC e em duas reportagens seguidas que demonstravam este fenómeno, terminei o post, continuei a ver e lá apareceu mais uma (pelo menos, já que depois tive de mudar de canal). Posso afirmar com alguma certeza que está a aumentar de frequência.

João Sem Terra disse...

Pois, eis-nos frente ao "fenómeno" da generalização midiática. Tanto de todas as partes. Se é de concordar na afetação dos jornalistas portugueses, e no oferecimento de brasileiros, por outra há no post uma espécie de fumaça de má-vontade quanto aos viajantes da ex-colônia, não? Há muitos brasileiros na TV por que há muitos brasileiros pelo mundo ou por que os jornalistas os preferem? Somos quase 200 milhões, e gatos pingados na terrinha ou em destinos turísticos acessíveis fazem uma multidão. Se interesses outros ou larápios abundam por aí é uma questão portuguesa, com certeza. Por aqui, costuma-se também creditar as mazelas à índole lusitana de nosso "povo". Mas o grosso dos desterrados que aportaram ao novo mundo de Cabral e companhia era formado por galegos e proto-bascos, gentes não afeitas aos grilhões e que, de fato, criaram esse "português mal falado". Nada contra os fados dessa Grécia tardia, dessa Roma última, mas tudo pela inteligência, pelo discernimento e pela boa vontade dos resquícios civilizados do antigo império da Ibéria oceânica.

AindaPiorBlog disse...

Não percebi tudo o que quiseste dizer, mas agradeço o comentário na mesma. Em relação ao número de brasileiros pelo Mundo, garanto-te que existem muitos mais chineses e indianos e no entanto não os vemos nas entrevistas (mesmo conseguindo que os seus mandarim e hindu sejam um pouco mais perceptíveis que o brasileiro).