sábado, 29 de maio de 2010

Manifestação da CGTP



Hoje em Lisboa juntaram-se milhares de pessoas para se manifestarem contra as medidas do Plano de Estabilidade e Crescimento (PEC) e contra as medidas de austeridade do Governo. Segundo o Carvalho da Silva, líder da central sindical, estiveram presentes na manifestação 300000 pessoas.

A grande maioria das pessoas será afectada ligeiramente nos seus ordenados com o aumento do IRS e do IVA, mas feitas as contas, provavelmente, estas 300000 pessoas gastaram mais dinheiro com esta manifestação do que aquele que o governo lhes exige para aumentar a confiança dos mercados internacionais na economia portuguesa.



Acabei de ver algumas imagens da manifestação, como esta que coloquei, e consegui ver inúmeros artigos onde os sindicatos e as pessoas gastaram imenso dinheiro, como t-shirts, bandeiras, cornetas, apitos, fitas, lonas, cartazes, posters, folhetos, crachás, entre outros. Para além disso as pessoas deslocaram-se a Lisboa em autocarros, automóveis pessoais e foram gastos muitos litros de combustível e portagens. E quanto é que os associados e sindicalizados pagam por mês? É claro que não se pode pagar mais pelo IRS porque depois o dinheiro não chega para as quotas destas associações sindicais…

Deixo aqui duas questões que necessitam de resposta:

  1. Será que a CGTP vai divulgar quanto dinheiro foi gasto com esta manifestação?
  2. A palavra "MANIF" existe?

Sem comentários: