segunda-feira, 3 de maio de 2010

Afinal ainda não é campeão



Quando todos, incluindo eu próprio, como tive oportunidade de o demonstrar aqui, previam que o Benfica conseguisse ser campeão da Liga Sagres já nesta jornada e no estádio do Dragão, eis que afinal o FCPorto veio estragar a festa aos encarnados. Tudo começou com os ataques com pedras, bolas de golfe e sacos de tinta azul arremessados pelos “adeptos” portistas ao autocarro do Benfica durante a viagem entre Lisboa a o Porto, quando este se dirigia para o hotel onde iriam “estagiar” os jogadores da Luz. Já no dia do jogo, um dos vidros do autocarro do Benfica foi estalado, tendo sido projectados alguns fragmentos de vidro que viriam a ferir dois dos jogadores do Benfica (Aimar e Kardec).

O Benfica acabou por deixar o FCPorto vencer o jogo para não ter de voltar para Lisboa de avião, viagem essa que seria muito mais cara do que a viagem de autocarro previamente planeada. Desta forma, o resultado de 3-1 veio deixar desanimados os “adeptos” e as “claques” do Porto uma vez que já tinham gasto imenso dinheiro na aquisição de bolas de golfe e a prepararem os ataques ao autocarro do Benfica e não os puderam colocar em marcha.

Segundo prestigiados profilers, o acesso a este peculiar conjunto de materiais que foram arremessados só poderia ter sido conseguido por pessoas que se encaixem nos seguintes perfis: golfistas snobes, calceteiros e palhaços que brincam com balões. A identificação dos autores de estes actos de selvajaria e violência está agora mais perto, faltando às autoridades apenas cruzarem as compras deste material com as compras de bilhetes para o jogo deste fim-de-semana que tenham sido pagos com cartão multibanco, visa ou com a apresentação do cartão de sócio do FCPorto.

O algarismo 3 acabou por ser mágico para o FCPorto, uma vez que o Porto marcou 3 golos ao Benfica, os seus adeptos arremessaram 3 tipos de coisas (as mais abundantes, claro) para os membros do Benfica (bolas de golfe, pedras e balões) e o o Porto ficou em 3º lugar no campeonato.

Entretanto, membros do Conselho de Administração da FC Porto – Futebol, SAD, emitiram um comunicado oficial que garante que eles não viram qualquer violência por um dos seguintes motivos: ou são invisuais, ou não tiveram acesso à transmissão de TV ou então são mesmo portistas. Vejam a transcrição desse comunicado que irá ficar aqui para referência futura:

"1 – O SL Benfica não tem dimensão moral para apontar o que quer que seja em matéria de comportamento de adeptos e de organização de jogos;

2 - O clube, de resto, é o denominador comum nos seguintes factos: morte de espectador numa final da Taça de Portugal; ataque a uma equipa de hóquei em patins, que deixou um atleta do FC Porto em coma; incêndio de um autocarro de portistas em visita ao pavilhão da Luz; invasão de campo e agressão a um árbitro assistente; conivência e apoio a claques não legalizadas, que acarreta multas a ritmo quase semanal, devido ao lançamento de material pirotécnico diversificado; colocação estratégica de stewards num túnel, a fim de provocar a equipa adversária;

3 – Não faz sentido, por conseguinte, que dirigentes ou papagaios falem sobre temáticas como a segurança. E não será a complacência ou o deferimento das forças da autoridade que apagará os factos supracitados ou legitimará discursos atabalhoados;

4 – O jogo deste domingo, no Estádio do Dragão, apenas veio sublinhar o despudor vermelho;

5 – É normal que «virgens ofendidas», que conseguem que a polícia responda a sacos de tinta com tiros de «shotgun», arrombem portas de um balneário?

6 – Faz sentido que um dirigente suspenso consiga comparecer na zona técnica, ainda por cima com direito a escolta policial?

7 – É «fair play» ver um jogador lançar um objecto e cuspir para a bancada?

8 – A violência é algo que, efectivamente, deve ser erradicado. Mas a incoerência, os abusos de autoridade e as provocações também devem sê-lo;

9 – Diz o SL Benfica que a PSP deve ter «critérios uniformes por todo o país». Aqui chegados, finalmente uma verdade. De facto, os critérios devem ser uniformes, mas acontece que nunca o FC Porto entrou em Lisboa com tiros de «shotgun» (basta recordar a recente chegada da comitiva do FC Porto ao Estoril…), nunca um comandante de polícia fez uma espécie de «guarda de honra» aos seus responsáveis e nunca um par de agentes acompanhou um treinador azul e branco à sala de Imprensa;

10 – O FC Porto aguarda tranquilamente os relatórios da força policial e dos responsáveis da Liga, seguro de que, dentro do campo, derrotou claramente o seu adversário e que este campeonato será para sempre recordado por túneis e pelas decisões da Comissão Disciplinar.

Porto, 03 de Maio de 2010
O Conselho de Administração da FC Porto – Futebol, SAD"

3 comentários:

Sway disse...

Realmente...é tudo um bocadinho 'SAD'

Julie D´aiglemont disse...

Curiosamente, não te vi criticar o comportamento do Luisão. Para quem é tão crítico do Bruno alves, estás anormalmente silencioso...

AindaPiorBlog disse...

No que toca a porrada, o Luisão ainda tem um longo caminho pela frente para chegar ao nível do Bruno Alves. Quando ele lá chegar, dedicar-lhe-ei algum do meu precioso tempo.

Agradeço desde já a sugestão.