quinta-feira, 6 de maio de 2010

Acabaram os browsers lentos



As pessoas que estão a ler ou já leram isto têm todas uma coisa em comum: estão a utilizar um browser (ou navegador se preferirem). Um browser é aquela aplicação que nos permite visitar páginas Internet e que cujo mercado é dominado pelo Microsoft Internet Explorert, o Mozilla Firefox, o Opera Browser, o Safari e o Google Chrome.

Até agora, todos os browsers eram lentos, não só porque as nossas ligações à Internet eram também elas próprias lentas, mas também porque os próprios browsers vinham com funcionalidades escondidas (os bugs) e com ineficiências no código desenvolvido pelas equipas de desenvolvimento destas empresas. Eu não estou aqui a criticar a lentidão com que nos deparamos quando estamos a abrir um qualquer site, até porque eu preciso desse tempo, uma vez que esses preciosos segundos que gasto à espera que os conteúdos sejam carregados me permitem parar, meditar e pensar na vida e em como poderei piorar ainda mais este blog. Já imaginaram o pesadelo que seria escrever um endereço no browser, carregar na tecla Enter e a página aparecer instantaneamente à frente dos nossos olhos? Acontece que o pesadelo passou a realidade, pelo menos com um dos browsers mencionados como já vão ter oportunidade de perceber.

A Google vangloria-se por ter o browser mais rápido do mercado e para o provar, criou um conjunto de testes, no mínimo, peculiares. Não utilizaram questionários, nem votações, nem tão pouco comparações ou corridas entre browsers, utilizaram um vulgar canhão que dispara batatas cruas, uma espécie de piano e um gerador de relâmpagos (Tesla) para testar a velocidade da última versão (ainda que beta) do seu browser, o Google Chrome. Vejam os vídeos seguintes para verem os resultados. O primeiro vídeo tem os testes efectuados e filmados com uma câmara que grava 2700 frames por segundo (para não perderem nada do que estava a acontecer), o segundo vídeo tem o “making of” e algumas entrevistas com os responsáveis pelos testes:

Teste de velocidade Google Chrome:


Making of:


Vou continuar a utilizar o Internet Explorer para ter tempo de reflexão entre as páginas carregadas e de certeza que o AindaPiorBlog só poderá piorar...

Mais informação sobre estes testes aqui.

Sem comentários: