domingo, 2 de maio de 2010

Asus EeeKeyboard PC




A Asus acaba de oficializar a comercialização de um revolucionário dispositivo – o EeeKeyboard PC. É tão revolucionário que ninguém percebe ao certo em que categoria o encaixar. Vejam o vídeo seguinte para verem como é e o que traz na caixa:



Será um teclado?
À primeira vista parece um teclado extremamente caro e pesado (1Kg), mas se olharmos com mais atenção, conseguimos ver um ecrã táctil com 5’’ e funcionalidades multi-touch.

Será um smartphone?
E é nesse preciso momento que ficamos na dúvida se o aparelho será uma espécie de Smartphone uma vez que vemos uma interface similar às interfaces do Windows Phone, do Android e do iPhone OS. Mais uma vez somos enganados uma vez que o aparelho não possui ranhura/slot para o cartão SIM e não tem conectividade 3G, 4G, ou outras.

Será um computador?
Ok, começamos a pensar novamente do zero e descobrimos que o aparelho poderá ser um PC uma vez que tem um processador Intel® Atom™ N270, 1 GB de memória RAM DDR2 e o sistema operativo Windows XP instalado, mas começamos à procura do ecrã e percebemos que o aparelho deve ser ligado a um monitor ou TV para uma melhor experiência.

Será um portátil?
Então ficamos a perceber que o aparelho tem uma bateria interna que dura até 4 horas de utilização e começamos a pensar que o aparelho é um portátil. Mas começamos imediatamente a duvidar porque não conseguimos dobrar o aparelho para uma maior facilidade de transporte.

Será um Tablet PC?
Uma vez que ficamos tontos com o aparelho, ainda conseguimos colocar mais uma hipótese em cima da mesa, será que é um Tablet PC? Rapidamente desistimos dessa ideia uma vez que os Tablet PC não possuem tantas teclas.

Será um computador Magalhães?
Como este aparelho não é fabricado pela empresa JP Sá Couto através de adjudicações duvidosas do governo português, não me parece que seja um computador Magalhães.

Será um iPad?
Uma vez que o Apple iPad também não é nada disto que acabei de dizer, podemos ser levados a pensar que o EeeKeyboard PC possa ser um iPad.

Será um dispositivo de controlo de acessos?
Entretanto descobri mais uma categoria onde poderíamos encaixar o EeeKeyboard PC: dispositivo de controlo de acessos para portas e cofres com um teclado para introdução de códigos secretos ou até para leitura de dados biométricos como a impressão digital. É uma ideia plausível, mas não me parece que tenha sido esse o objectivo da Asus.

Será uma consola de jogos?
Podia ser, até porque podemos instalar jogos nos seus discos SSD de 16 e 32Gb, mas...

Será um piano?
Tem teclas, colunas e jack para microphone… com um software de emulação de um piano, poderíamos conseguir produzir alguma música, mas parece-me um objectivo pouco provável para o aparelho.

Conclusão:
Não existe conclusão possível uma vez que ainda não sei o que é isto. Começo a ter pena do pessoal das lojas Mediamarkt, Radio Popular, Worten e Fnac… já os estou a imaginar a perderem o controlo quando forem inserir o EeeKeyboard PC na suas bases de dados de produtos. Esta confusão acabará por ser uma enorme vantagem comercial e competitiva para a Asus, uma vez que as lojas acabarão por inserir o EeeKeyboard PC em quase todas as categorias e colocarão pelo menos uma unidade em cada uma das prateleiras das suas lojas físicas. Ou então irá aparecer uma nova categoria, a categoria “Coiso”, “Outros” ou “Aparelhos” que permitirá agrupar este tipo de aparelhos esquisitos.

Mais informação confusa sobre isto, aqui.

Sem comentários: