domingo, 28 de fevereiro de 2010

Dramatização das reportagens

Espero não ter sido a única pessoa a notar este fenómeno crescente e aterrador que vou partilhar agora mesmo. A grande maioria das entrevistas incluídas nas reportagens das notícias que passam nos canais de televisão portuguesa, seja qual for o motivo da notícia, a pessoa entrevistada na reportagem é quase sempre de origem brasileira.

Dou dois exemplos recentes que demonstram isto: ainda há pouco numa notícia no jornal da RTP2 relacionada com a tragédia na ilha da Madeira teve uma entrevista a um gajo brasileiro que tinha filmado a fúria das águas da ria. Será que não havia portugueses para entrevistar? Será que os portugueses da Madeira não tinham câmaras de filmar? Será que existem mais brasileiros na Madeira do que portugueses e estatisticamente é mais fácil encontrar alguém para entrevistar de origem brasileira?

Ontem, depois do terramoto no Chile deu na televisão mais uma reportagem com uma entrevista a um casal de turistas brasileiros. Será que no Chile falam todos em brasileiro? Será que havia mais brasileiros do que chilenos no Chile e estatisticamente foi mais fácil encontrar brasileiros para entrevistar? Será que os repórters portugueses não sabem falar outros idiomas e são obrigados a entrevistar pessoas que falam “português”?

Eu tenho uma explicação plausível para isto. Em Portugal existe o triste hábito de as pessoas gostarem e assistirem a telenovelas brasileiras e isto faz com que os jornalistas, na ânsia de aumentarem as audiências dos seus canais, procuram pessoas brasileiras para aumentarem um pouco mais a carga dramática das suas reportagens. Posso estar enganado, mas não me parece que existam mais brasileiros nos vários países do que a soma do número de pessoas de todas as outras nacionalidades desses países. Será que se forem fazer uma entrevista na China conseguem encontrar algum brasileiro para entrevistarem? Parece-me impossível que os jornalistas portugueses consigam, em tempo útil, arranjar sempre algum brasileiro para entrevistarem. Por isto, suspeito que a equipa dos jornalistas da actualidade tenha aumentado de dois, para 3 membros:
  • Um câmara
  • Um jornalista
  • Um brasileiro para terem sempre um por perto para entrevistarem

Se hoje fosse feito um remake do filme super-homem em Portugal, tinham que existir três actores principais: o Clark Kent, a Lois Lane e um Brasileiro.

Já que aguentaram o sofrimento e chegaram a esta parte do post, façam um último esforço e votem nos Super Blog Awards 2010 clicando nos dísticos que podem encontrar no lado esquerdo do blog.

Sem comentários: