sábado, 5 de fevereiro de 2011

JetLev



O que partilham o James Bond, o Rocketeer, o Tom Cruise, o Super Mario Sunshine e o Duke Nukem 3D? Pensem lá um pouco… Não sabem? Pronto, eu dou a resposta: o JetPack. O JetPack é um aparelho movido com motor a jacto que permite que uma pessoa consiga voar pelos ares, uma espécie de mochila com propulsores. Até há pouco tempo atrás esta tecnologia apenas existia nos filmes (James Bond, Rocketeer e Minority Report), nos jogos (Super Mario Sunshine e Duke Nukem 3D) e nos vossos sonhos ou pesadelos, mas a partir de Janeiro de 2009 passou a existir também na vida real com o início da produção do JetLev.



O JetLev partilha do mesmo princípio do JetPack da ficção científica, mas em lugar de ter um motor de combustão a jacto potencialmente perigoso nas costas, este passou para um apêndice em forma de barco que fica afastado 10 metros do utilizador. A propulsão a jacto é feita com água em lugar de gases e é movida por um motor de 250 cavalos. Vejam as fotos e os vídeos de demonstração e treino:













O sonho de voar com o JetPack ainda não foi totalmente atingido até porque o JetLev, como já devem ter percebido, necessita de enormes quantidades de água para funcionar e por isso, apenas pode ser utilizado em rios, lagos, mares, piscinas e copos de água gigantes.

O JetLev foi concebido pelo Chinês/Canadiano Raymond Li em 2000 e só em 2009 recebeu a licença de produção desta coisa. Entre 2000 e 2009, Raymond Li esteve a testar o conceito e os seus protótipos no Lago Ness (Loch Ness), na Escócia e os habitantes locais começaram a relatar, com maior frequência, avistamentos do Nessie, o Monstro do Lago Ness, tal é a semelhança entre o JetLeve e o Monsto:



Vou deixar aqui algumas sugestões de utilização do JetLev tendo em conta as suas características:
  • Bombeiros – Se acrescentarem mais alguma potência ao JetLev e uma mangueira mais comprida, este poderá ser utilizado pelos bombeiros para apagar incêndios. Bastaria ligar o JetLev ao camião dos bombeiros para ter abastecimento de água e os bombeiros seriam capazes de voar por cima de um edifício em chamas e extinguir o incêndio sem helicópteros, escadas ou sequer machados.
  • Gôndola – O JetLev poderia substituir as Gôndolas da Lagoa de Veneza nos passeios românticos. Para isso, o JetLev deveria ser aumentado para ter um lugar extra e a água não seria um problema. A vantagem do JetLev em relação à tradicional Gôndola, seria o facto de não ser necessário um gondoleiro que acompanha os casais e coscuvilha durante toda a viagem (o que me faz duvidar se um passeio destes de gôndola será mesmo assim tão romântico…).
  • Varredores – O JetLev poderia ser utilizado para limpar as ruas pelos varredores municipais. Com a água a sair a jacto dos propulsores dos seus JetLevs, não haveria, sujidade, nódoas ou pastilhas elásticas que não saíssem dos passeios das cidades.
  • Depilação e Massagem – A água que sai a jacto dos propulsores do JetLev, ao bater nas pernas nos utilizadores, proporciona uma depilação de grande qualidade e definitiva (até porque se não existir pele nas pernas, os pelos não voltarão a crescer). Para além disso, o JetLev massaja as pernas e elimina também as varizes, pelo que poderá vir a ser adoptado por SPAS e esteticistas um pouco por todo o mundo.

Se estiverem mesmo interessados, podem adquiri-lo na Alemanha, mas preparem-se para o choque quando virem o preço, que parece também sido movido a jacto lá para cima… O JetLev custa €129000. Visitem também o site oficial do JetLev.

Sem comentários: