sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Resultados das Eleições Presidenciais 2011



Está a chegar (finalmente) o dia das eleições presidenciais de 2011 e eu já tenho os resultados! Mas deixo essa revelação para mais tarde (ou mais abaixo nest post), já que é necessário analisar primeiro o fenómeno de desperdício das eleições.

O dia de eleições está marcado para o próximo dia 23 de Janeiro de 2011, após umas caras e desnecessárias campanhas eleitorais, e neste momento, temos apenas 6 candidatos finalistas:
  • Cavaco Silva
  • Manuel Alegre
  • Fernando Nobre
  • Francisco Lopes
  • Defensor Moura
  • José Manuel Coelho

Quando digo desnecessárias, estou mesmo a afirmar que estas campanhas não servem para nada a não ser para gastarem o dinheiro dos contribuintes para chatearem os próprios contribuintes. Imaginem a coisa mais irritante que se lembrem (como as vuvuzelas, o iPhone, a Júlia Pinheiro, uma telenovela, a revista Caras, ou outra coisa qualquer que vos irrite mesmo a sério) e agora invistam dinheiro nessa mesma coisa para vos irritar mais um pouco… as eleições são assim.

Para perceberem melhor o que eu estou a tentar dizer… Há umas semanas atrás, antes do início das campanhas, a comunicação social divulgou que o Cavaco Silva iria gastar “apenas” 2,12 milhões de euros, um valor que foi divulgado como “significativamente menor” do que o que foi gasto nas eleições anteriores e metade do que a Lei permite. Na minha opinião, o Cavaco deve ter gasto bem mais do que este valor já que se lhe somarmos o valor correspondente ao número de comandos de TV partidos e medicamentos anti-stress que foram consumidos, quando as pessoas estavam calmamente no sofá e pretendiam ver televisão e de repente lá aparecia o Cavaco no direito de antena ou a ocupar 90% do telejornal de um qualquer canal. Se a este valor lhe somarmos os valores gastos nas campanhas dos restantes candidatos e o que gastaram as pessoas também afectadas por cada um deles, estaremos perante um valor bastante importante (mais de 5 Milhões de euros) que poderia servir para muitas outras coisas, mas úteis.

Já agora, resta relembrar que grande parte destes valores são financiados pelo estado, ou seja, pelos nossos impostos. Por exemplo, 1,5 milhões de euros da campanha do Cavaco Silva vem da Subvenção Estatal, ou seja, Subvenção Estatal é outra forma mais erudita de dizer que nos estão a ir aos bolsos e consta na “Lei n.º 56/98, de 18 de Agosto - Financiamento dos partidos e das campanhas eleitorais”,). Esta “Lei” permite que o Estado/Contribuintes paguem 5000 ordenados mínimos nacionais para que os candidatos passeiem, comam e bebam por esse Portugal fora. Já agora, vou colocar os valores orçamentados pelos vários candidatos (Tribunal Constitucional Portugal):

  • Cavaco Silva – 2,1 Milhões de Euros (os contribuintes pagam 1,5 Milhões)
  • Manuel Alegre – 1,9 Milhões de Euros (os contribuintes pagam 1,3 Milhões)
  • Fernando Nobre – 842 Mil Euros (os contribuintes pagam 511 Mil Euros)
  • Francisco Lopes – 800 Mil Euros (os contribuintes pagam 512 Mil Euros)
  • Defensor Moura – 250 Mil Euros (os contribuintes pagam 225 Mil Euros)
  • José Manuel Coelho – 90 Mil Euros (os contribuintes pagam 10 Mil Euros)

Uma vez relembrados os candidatos e o que vão gastar, podemos agora analisar as sondagens que têm sido divulgadas. As sondagens são mais uma das coisas que poderiam ser irradiadas, já que não são necessárias… basta olharmos para os valores dos orçamentos para termos os resultados das sondagens e até os resultados das eleições.



Neste caso aqui estão os resultados das eleições presidenciais 2011: o Cavaco Silva foi eleito Presidente da República e não é necessária uma segunda volta. E é presidente, mesmo que toda a gente tenha ficado a perceber da existência da sua dupla personalidade (enquanto Presidente estava a favor do Governo, enquanto Candidato estava a favor dos contribuintes):

  1. Cavaco Silva – Presidente da República
  2. Manuel Alegre
  3. Fernando Nobre
  4. Francisco Lopes
  5. Defensor Moura
  6. José Manuel Coelho

Se já sabemos quem é o Presidente e que o dinheiro poderia ter sido poupado, como poderiam ser efectuadas as campanhas na mesma, para não existirem dúvidas em relação à democracia? Parece-me óbvio que as campanhas eleitorais deveriam ser feitas no mundo virtual, ou seja, na Internet. E como é que isto poderia ser efectuado? Vamos então fazer um paralelismo entre os mundos de campanha real e online:

  • Sede de Campanha – A sede de campanha não precisava de ser um edifício enorme, com rendas e gastos caríssimos, bastava utilizarem o site que já criaram para a campanha. A caixa de correio seria substituída por caixa de e-mail; o telefone seria substituído por uma conta no Skype; os poucos funcionários necessários poderiam trabalhar em casa; os posters seriam substituídos pelos banners que já têm nos sites
  • Debates – Os debates que normalmente acontecem na TV ou na Rádio e que obrigavam os candidatos a interagirem pessoalmente com os seus adversários e até a cumprimentarem-se com apertos de mão constrangedores, seriam substituídos por jogos online, como Counter Strike, Unreal Tournament, Worms ou até Xadrez
  • Discursos – Em lugar de fazerem discursos com um púlpito e microfone, os candidatos escreveriam um post para ser colocado no mural do Facebook
  • Apoiantes – Os apoiantes em lugar de andarem de carro e autocarro a perseguirem os candidatos de norte a sul, no continente e nas ilhas carregados com bandeiras, apoiariam os seus candidatos como Seguidores no Twitter e Fãs no Facebook (tal como já acontece actualmente)
  • Direito de Antena – Os direitos de antena de alguns minutos seriam substituídos por direitos online que durariam o tempo total da campanha, 24 horas por dia, 7 dias por semana
  • Entrevistas – As entrevistas e os comentários às entrevistas, bem como os comentários sobre os comentários das entrevistas seriam substituídos por vídeos que seriam colocados no YouTube
  • Patrocinadores – As empresas/particulares que pretendessen apoiar os candidatos com patrocínios, donativos, ou dinheiro, poderiam fazê-lo de duas formas, ou através da aquisição do espaço para um banner no site do candidato ou através do envio de dinheiro em forma de donativos via PayPal
  • Votações – As votações seriam também efectuadas online para evitar que as pessoas tenham que perder tempo em deslocações e em filas de espera para votarem num domingo, tão precioso para dormir, passear, estar com a família, ir à missa, ir ao futebol, descansar ou até trabalhar. Seria criado um site oficial dedicado às eleições onde as pessoas teriam uma conta, acessível com login e password e onde iriam responder com um clique no widget de votação que teria apenas uma pergunta: qual o candidato que preferem para Presidente da República?

Por último e uma vez que o Contra Informação desapareceu da TV (para tristeza minha e de muitos), alguém tem que efectuar o trabalho sujo, mas necessário, de dar novos nomes a estes candidatos a Presidente da República. Pois é, aqui estou eu a dar o meu contributo nesse sentido:

  • Recandidato Silva
  • Manuel a Leste
  • Ameaçando Nobre
  • Electricista Lopes
  • Perdedor Moura
  • José Manuel Fedelho

2 comentários:

amsf disse...

O Coelho vai ser uma surpresa para certos políticos e comentadores!

Anónimo disse...

o povo portugues tem memoria curta. nos anos 80 o fmi teve cá e ninguem se queixou. foram tempos dificeis mas que serviram para equilibrar o pais. agora tao com medo do fmi porque?? ainda ontem vi na tvi uma noticia de uma professora que ganhava 2200 euros/mes e que viu serem lhe retirados 170 euros. nao tenho pena nenhuma. pena sim tenho de quem ganha o ordenano minimo e sem ter direitos. ainda dizem que a funçao publica ganha bem?? a media de ordenados nacional é de 870 euros?? o ministro das finanças nao sabe fazer contas!!! eles que vejam quanto gastam em carros novos (o carro do cavaco nestas eleiçoes tem a matricula JQ, acho eu. isto é... E UM CARRO QUE NAO TEM MAIS QUE UM MES). quem e que o pagou?? quem é que pagou a estupidez do tgv, a bronca do bpn, a promessa a muito do ordenado subir paera os 500 euros?? meus caros amigos que votou no cavaco ou no manuel alegre acabou de assinar a sua sentença de morte. eles teem medo do fmi devido ao controle das contas e despesas. gostava de ver tambem o senhor socrates a pagar casa, comida, luz,gas,seguros e carro com apenas 485 euros por mes. so se fosse pedir a porcaria do R.S.I. uma maneira de acolher a escumalha imigrante que ca anda a chular o estado e a gastar o dinheiro que tanto nos custa a ganhar. submarinos?? carros de combate??? tgv?? magalhaes?? novas oportunidades(uma maneira subtil mas baixa de mostrar a uniao europeia que portugal ja nao e o pais mais analfabeto da u.e), scuts? novas auto estradas? ja assinaram... agora aguentem as consequencias. e sim sou contra as privatizacoes, mas a favor do fim(embora nao concorde). tanto que o nosso governo foi a china e ao dubai vender (tentar) a nossa divida publica(nossa nao, deles!!) despeço me e peço a quem ler isto que pense agora no que acabou de fazer porque a este andar nao dou 5 anos para que portugal seja um pais de terceiro mundo e as pessoas comecem a trabalhar a terra e na agricultura. a colher o que semeiam para se sustentarem, como foi a uns anos (um tal de salazar ,lembram se?) e ainda vieram dizer que o 25 de abril trouxe a democracia. pura mentira. o que nos trouxe foi corrupcao, mentiras e ilusoes. tenho toda a fé de que quem planeou o 25 de abril nao queria que isti acontecesse. ate existe um politico que fundou um partido de direita, pertenceu a onu e depoi veio apoiar um partido de esquerda e que nestas eleicoes apoiou um candidato de direita. o mesmo que mandou portugal para a u.e. em 86 meus caros....