sábado, 8 de janeiro de 2011

AindaPiorBlog em 2010



Decidi hoje que era interessante, pelo menos para mim, efectuar uma análise quantitativa e qualitativa da performance do Aindapiorblog durante o ano de 2010. Como sabem, o AindaPiorBlog é o pior blog de entre todos os 14 que existem em toda a Internet e eu trabalho arduamente todos os dias para que seja cada vez pior e não se deixe ultrapassar negativamente pela concorrência.
Vamos começar por analisar o número de visitas que o blog teve nos 12 meses de 2010.





Segundo o contador de visitas SiteMeter, o AindaPiorBlog teve (até hoje) 174099 visitas desde a sua criação em 2008. Os piores meses de 2010 foram Abril e Dezembro que tiveram 8609 e 8933 visitas respectivamente. Estes dados são verdadeiramente alarmantes para mim já que demonstram que não estou a fazer um bom trabalho, ou se preferirem, não estou a fazer um mau trabalho e isto preocupa-me. Ainda não consegui perceber o que provocou estes picos de número de visitantes, mas começo a suspeitar que foi a crise. As pessoas tendem a procurar coisas más para tentarem comparar-se pela positiva em relação a essas coisas más da seguinte forma: “Não tenho emprego, mas pelo menos não tenho um blog tão mau…” e isso levanta a moral às pessoas.

No mês de Janeiro de 2010, as coisas começaram logo mal, com o número de visitas a ascender a 5436 e como tal tive que tomar logo uma medida radical, abordei o tema do lançamento do Apple iPad no dia 31 de Janeiro e em Fevereiro, o número de visitas diminuiu bastante. A partir de Fevereiro, o número de visitantes começou a subir vertiginosamente até Abril. Mais uma vez tive de tomar uma medida e divulguei que o “AindaPiorBlog no Twitter” tinha sido o vencedor da categoria de Microblogging da segunda edição dos Super Bock Super Blog Awards. Como as pessoas não queriam acreditar, revoltaram-se e o número de visitas começou a baixar mensalmente tendo atingido um valor mais baixo em Junho.

A partir de Junho de 2010, fui efectuando uma má gestão do blog, não liguei aos indicadores positivos e descurei as oportunidades de piorar o blog. Costuma-se dizer que a pior decisão é não tomar decisões, e neste caso foi o que aconteceu. O blog continuou a aumentar no número de visitas mês após mês até Dezembro, tendo quase duplicado o valor em meio ano para 8933 visitantes.

Mas as coisas ficaram ainda piores para mim, quando descobri que o AindaPiorBlog tinha tantos visitantes diários (em média 200) como o blog jonasnuts da Maria João Nogueira (conhecida blogger e cliente da Ensitel).

Para além dos indicadores de visitas, existem outros que posso analisar, como por exemplo, o número de seguidores do Google Rede Social que não pára de aumentar e já vai em 65 (per)seguidores. Leitores de Feeds são já 128 e no Twitter perseguem-me 39.

A grande pergunta que fica por responder é a seguinte: Como posso piorar a qualidade do AindaPiorBlog? A crise não vai passar tão cedo, não posso despedir ninguém porque sou o único “funcionário” do blog, não posso deixar de investir dinheiro no blog, porque actualmente já não invisto dinheiro nenhum, não posso deixar de escrever porque as pessoas pensarão que vou fechar o blog e o burburinho atrairá mais e mais visitas para festejarem esse hipotético acontecimento, não posso contratar consultores de marketing e assessores de comunicação para piorar isto porque no mercado apenas existem serviços deste tipo para melhorarem as coisas e não para as piorarem. Estou por isso a prever para 2011 enormes dificuldades em manter um AindaPiorBlog como sendo o pior de todos.

Como tal, resta-me continuar a destruir neurónios a arranjar ideias negativas para definir uma estratégia para piorar a performance do blog e se os leitores que lerem isto tiverem ideias geniais que queiram partilhar, não hesitem, coloquem um comentário neste post ou enviem um e-mail

Sem comentários: