Tanto os telejornais como os jornais escritos e online têm divulgado várias reportagens e notícias sobre as quantias em dinheiro que os portugueses poderão poupar se forem abastecer as suas viaturas em Espanha. À primeira vista e fazendo umas contas simples de multiplicar e subtrair, se o combustível (gasolina ou gasóleo) for mais barato em Espanha do que em Portugal, qualquer compra em Espanha será mais barata do que em Portugal. Bastaria ter apenas a 2ª classe do ensino primário para fazer esta conta. Pela quantidade de condutores portugueses que vão abastecer a Espanha, podemos concluir que a maioria deles terá apenas a 2ª classe já que não são capazes de ir mais além nas contas que deverão ser feitas para avaliar se compensa ou não abastecer em Espanha. Para isso decidi dar o meu contributo e auxiliar nessas contas e na procura dos prós e contras dos abastecimentos em Espanha.
Para fazerem estas contas deverão ter em atenção outros aspectos para além do custo do combustível. Enquanto uns aspectos podem ser medidos e quantificados, outros nem por isso já que são aspectos qualitativos. Vejam os seguintes:
- Distância – Se fosse possível efectuar o download de combustível directamente no site dos postos de combustível espanhóis, a distância não seria um problema e poderia ser desprezada. Mas se assim fosse, de certeza que ficaria ainda mais barato abastecer no Irão, Iraque, Angola ou outro qualquer país que tenha preços dos combustíveis ainda mais baratos do que Espanha. Os jornalistas que fazem estas notícias ou reportagens desprezam a distância e os gastos envolvidos na viagem para os portugueses irem abastecer a Espanha e se assim é, deveriam considerar também outros países
- Tempo – A expressão “O tempo é dinheiro” deixa de fazer sentido (segundo os jornalistas) quando estamos a falar em abastecer combustível em Espanha. Os portugueses perdem mais 1 ou 2 horas em cada abastecimento que fazem em Espanha, seja em viagem ou nas filas para abastecer ou até para pagar. Mas os jornalistas não têm em conta estes valores quando afirmam que é mais barato ir abastecer a Espanha. Esta hora ou horas gastas em excesso por abastecimento, quanto contribuem negativamente para Portugal? As pessoas poderiam estar a descansar ou a passar tempo com os familiares e amigos contribuindo para o bem-estar pessoal, que se traduziria num bem-estar profissional no dia seguinte ou até trabalharem esse tempo extra por dia, que poderia até render mais uns trocos suficientes para colmatar as diferenças nos preços dos combustíveis em relação a Espanha
- Desgaste – Quanto se gastam os pneus nas estradas espanholas? Os jornalistas não fizeram estas contas, mas provavelmente, vocês já fizeram. Se trocarem 2 pneus da frente a cada 15000 km e os 2 pneus custarem €200, isto implica que a cada km percorrido, gastarão aproximadamente €0,013 por km. E o óleo? E o desgaste das restantes peças? É desprezável? Se abastecessem em Portugal, fariam menos km, logo a vossa viatura teria menos km, logo durava mais ou até valeria mais em caso de venda ou troca por outra. Como os portugueses vão a Espanha, optam por levar o carro cheio com familiares e amigos e então o carro ainda consome mais e desgasta ainda mais as peças
- Impostos – Também nas notícias abordaram que os impostos sobre os combustíveis em Portugal são mais caros e os portugueses para resolver a questão, vão abastecer em Espanha, pagando impostos em Espanha, diminuindo a receita fiscal em Portugal, contribuindo ainda mais para a crise no nosso país
- Emprego – As bombas de combustível nacionais, principalmente as que estão localizadas perto da fronteira, tendem a fechar devido à falta de procura, levando o país a ficar com menos emprego por um lado, e por outro lado as empresas fechadas não pagam impostos, logo não geram riqueza, logo o PIB nacional é também afectado
- Outros negócios – Alguns portugueses tentam tirar mais algum partido da viagem e como tal acabam por adquirir outros bens em Espanha como mercearia, tabaco, roupa, etc.. Conclusão: para além de destruírem o negócio dos combustíveis em Portugal ao abastecerem em Espanha, destroem também todos os outros negócios em Portugal.
Para auxiliar nas contas, desenvolvi um simulador que poderá ser utilizado para calcularem a diferença mais aproximada do que realmente poupam ou gastam a mais se optarem por abastecer em Espanha. Para isso deverão introduzir os seguintes valores:
- Consumo automóvel (Litros aos 100 Km)
- Capacidade do Depósito em litros
- Número de Abastecimentos que efectuam por ano
- Quilómetros que percorrem por ano
- De quantos em quantos quilómetros trocam 2 pneus
- Preço de 2 pneus em euros
- Distância entre casa e o posto abastecimento espanhol mais próximo (contando a viagem de ida e de volta)
- Preço do combustível por litro no posto abastecimento espanhol mais próximo
- Distância entre casa e o posto abastecimento português mais próximo (ida e volta)
- Preço do combustível por litro no posto abastecimento português mais próximo
Com estes dados, o simulador calcula os seguintes valores:
- Quanto custa por quilómetro um par de pneus
- Quanto gastam em pneus por ano por abastecerem em Espanha ou Portugal
- Quanto tempo perdem por abastecimento e por ano a abastecer em Espanha ou Portugal
- Quanto dinheiro gastam por abastecimento e por ano em Espanha ou Portugal
- Diferença “real” por abastecimento ou por ano tendo em conta também os gastos necessários para o abastecimento (como consumos extra e pneus gastos nas viagens)
Vejamos o seguinte exemplo, se uma viatura consome 6 litros aos 100 km, o depósito tiver uma capacidade de 50 litros, se a pessoa abastecer 48 vezes por ano, se a bomba de combustível espanhola tiver a 75 km de distância (150 km de viagem de ida e volta), se a bomba portuguesa mais próxima tiver a 10 km (20 km de viagem de ida e volta), se gastarem um par de pneus a cada 15000km ou por ano (percorrem 15000 km por ano), se o combustível em Espanha custar €1 por litro e em Portugal €1,3 por litro, por ano esta pessoa irá poupar apenas €280. Para estes cálculos foi considerado também o custo do desgaste dos pneus (€96 neste caso) e adicionado o valor gasto em excesso por ir abastecer mais longe (€432). O custo anual com combustível é igual ao número de abastecimentos vezes a capacidade do depósito vezes o preço por litro mais o valor gasto por ir abastecer a Espanha. Nesta simulação a pessoa em causa, gastaria 144 horas por ano (viajando a 50km/h) para ir abastecer a Espanha. O custo real de um depósito nesta simulação seria o número de litros de capacidade do depósito vezes o preço por litro mais o valor gasto em excesso por ir abastecer a Espanha, ou seja, €59 (se abastecesse em Portugal, o custo seria de €66,56).
Com este simulador é possível constatar também que se a viatura gastasse 7,5 litros aos 100 e a bomba de combustível estivesse a 100km de casa, com os restantes dados iguais, a pessoa estaria a perder dinheiro se optasse por ir abastecer a Espanha, para além de perder tempo e paciência.
Podem efectuar o download do ficheiro Excel com o simulador aqui.
Este simulador foi desenvolvido por mim e caso encontrem algum erro nos cálculos, esse erro será originado por uma de duas coisas: ou não sei utilizar o Excel ou então o Excel tem bugs colocados lá pela Microsoft. Estejam à vontade para criticar, reclamar, sugerir melhorias ou piorias, etc., até porque acho muito estranho que todas as contas tenham sido bem feitas à primeira para além de que este Excel está disponibilizado no pior blog de todos.
2 comentários:
Muito bem!!
Meu caro amigo, adorei o seu artigo e concordo plenamente no seu raciocinio. O povo tem muito por costume dizer que o governo não faz nada e que o que faz está mal feito mas o que é certo é que as pessoas também não ajudam nada o país. Resido em Castelo Branco e já tenho pensado muitas vezes nos produtos espanhois pelo que raramente os consumo, aliás,sempre que posso, evito-os.
Sobre os senhores jornalistas, houve uma vez um que me di-sse que tinha a profissão mais detestada do mundo pelo que eu lhe respondi que se as noticias forem verdadeiras e no sentido de ajudar o povo, não sei o porquê de ser a profissão mais detestada. Eu penso mesmo que na classe dos jornalistas devia de haver um 25 de Abril. Escrevem o que querem sem olhar a meios e não devia ser assim, penso eu.
A quem ler este meu comentário, peço que pense bem nos produtos que consome e que se lembre do slogan que as massas alimenticias apresentam. O QUE É NACIONAL É BOM.
Temos um produto que é um dos símbulos portugueses(Vinho do Porto, está a servir de capa para um vinho produzido na Austrália e na Africa do Sul e as (des)autoridades (in)competentes de Portugal não fazem nada.
Já dei conhecimento ao Instituto do Vinho do Porto, falei com um senhor magistrado pelo que me informou que tinha conhecimento do caso e que até fizeram análises ao vinho. Sei que já chegaram a um acordo com as autoridades australianas que ao terminarem o setoque que o dito vinho vai passar a ter outro nome o que para mim é conversa fiada.
Só pergunto; com situações destas como é que querem levantar este pais?
Portugal, Portugal, não vais bem nem vais mal.
Um bem-haja para todos
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