domingo, 9 de janeiro de 2011

KNUT da IKEA



A loja de artigos para o lar IKEA está em saldos desde o passado dia 28 de Dezembro. Mas como na IKEA fazem sempre tudo diferente das restantes lojas, decidiram chamar a esta época KNUT em lugar de chamarem Saldos ou Promoções (que termina no próximo dia 16 de Janeiro).

O “KNUT” é uma (suposta) tradição na Suécia que celebra o fim do Natal e a chegada da Luz (seja lá o que isso for). No dia 13 de Janeiro os suecos festejam com a família e amigos retirando todas as decorações de Natal, renovando a decoração das suas casas. Bem, se isto não é uma tradição promocional imposta pela própria IKEA, não sei o que será. Deitar fora os enfeites de Natal, aproveitando para deitar fora a decoração das casas, obrigando todos os suecos adquirirem novos artigos de decoração. E onde poderão eles fazer isso? Conseguem adivinhar? Na IKEA, claro. Agora imaginem a seguinte tradição alemã que acabei de inventar para fazer o paralelismo – “AUDI”. No dia 13 de Janeiro todos os alemães festejam o final do Natal e a chegada da luz retirando com familiares e amigos as decorações de Natal e os seus carros da garagem, deixando-os na sucata ou no stand mais próximo.

Vejam o anúncio da IKEA na TV:



No anúncio da IKEA sobre o KNUT, vemos as pessoas a atirarem as árvores de Natal pela janela, mas não mostram o que acontece a essas árvores todas. Eu estive a investigar cerca de 2 minutos e descobri que a IKEA envia os seus funcionários no dia 13 para recolherem todas estas árvores nas ruas da Suécia. As que ficarem em bom estado serão vendidas nas lojas a preços de saldo, as que estão danificadas servem de matéria-prima para a produção de móveis que também serão vendidos nas lojas. Com esta matéria-prima gratuita, a margem de lucro aumenta, mesmo com preços de saldo. Vejam a imagem seguinte com o diagrama de produção dos artigos da IKEA:



A IKEA está a tentar impor esta tradição sueca nos restantes países, atraindo clientes para as suas lojas com saldos até 70%. Se caírem nesta estratégia de marketing, estejam atentos, porque poderão encontrar e até adquirir um artigo muito parecido com aquele que tinham em casa no ano passado e que deitaram pela janela para festejarem o KNUT Português.

Sem comentários: