sábado, 11 de dezembro de 2010

Novo dinossauro Sul-coreano



Foram encontradas recentemente algumas ossadas de um novo dinossauro na Coreia do Sul ao qual deram o nome de Koreaceratops. Achei verdadeiramente estranho que esta notícia tivesse aparecido logo depois das notícias de ataques da Coreia do Norte ao território da Coreia do Sul e o aumentar da tensão entre os dois países e então fui investigar mais um pouco.

O que descobri foi muito mais relevante para a ciência do que as ossadas em si. Os meios de comunicação internacionais não conseguiram descobrir qual a verdadeira causa destes ataques com mísseis vindos da Coreia do Norte, mas eu consegui. O que aconteceu de facto foi que os soldados norte-coreanos que protegiam a fronteira estavam cheios de fome uma vez que o regime de Pyongyang não enviava mantimentos há já algumas semanas. A mistura explosiva de soldados com fome e armas, levou a que estes soldados tentassem caçar alguma coisa para comer e começaram a mandar bazucadas e mísseis para o ar para tentarem caçar umas gaivotas que por lá voavam… Alguns dos mísseis acertavam no alvo, mas como do impacto dos projécteis com as aves resultavam apenas algumas penas queimadas, decidiram tentar alvos maiores e foi então que um dos soldados descobriu com uns binóculos um galinheiro no território sul-coreano que tinha uma espécie de avestruzes bem gordinhas e aparentemente apetitosas. A palavra passou rapidamente entre os soldados desta zona e começaram todos a disparar em direcção ao galinheiro. Acontece que o que pareciam ser avestruzes, não passavam de uns raros dinossauros (Koreaceratops) que tinham sobrevivido, geração após geração, a várias dezenas de milhões de anos e que tinham sido mantidos em cativeiro por parte de uma família de aldeões sul-coreanos nos últimos 10 anos. Vejam a foto do galinheiro que foi obtida do mural do Facebook desta família:



Estes dinossauros alimentavam-se de milho e restos de comida da cozinha (como cascas de batatas, arroz, etc.) e contribuíam com apetitosos ovos de 5kg para a dieta desta família. Estes dinossauros não eram só os últimos desta espécie, mas eram também os últimos dinossauros do planeta. “Eram” os últimos porque os mísseis norte-coreanos conseguiram atingir o galinheiro e o incêndio provocado pelas explosões, acabou por carbonizar e incinerar os animais, tendo sobrado apenas algumas ossadas.

A família ficou destroçada com o sucedido e decidiram enterrar as ossadas que sobraram deste ataque, com lápide e tudo onde se podia ler “Aqui jazem os restos mortais de dinossauros Koreaceratops” em coreano, ossadas essas que foram depois desenterradas pelos investigadores que alegam esta importante descoberta. A mim não me parece uma descoberta, já que bastou aos investigadores procurarem a lápide e depois desenterrar os restos mortais. Vejam a foto da "descoberta":



Com esta descoberta sobre a descoberta, podemos concluir que a Coreia no Norte, para além de ser um perigo para os próprios habitantes deste país, para os países vizinhos e para a humanidade, é também um perigo para as espécies em vias de extinção.

Eu sei que esta revelação é muito importante e que seria digna de ir para o site das revelações mais confidenciais e polémicas - o Wikileaks, mas vamos manter para já as coisas por aqui para não atrairmos as atenções dos Norte-Coreanos para Portugal. Para além disso, acredito que, uma vez divulgada a informação noutro local, deixa de ser confidencial e o site Wikileaks perde também o interesse nesse material…

Sem comentários: