domingo, 12 de dezembro de 2010

Não imprimir este post



Conhecem alguém na escola ou no local de trabalho que tenha uma irresistível tentação de imprimir tudo o que lhes passa pelo PC ou Mac mesmo que seja para ler uma vez e deitar fora logo de seguida e no lixo (sim, no lixo, porque normalmente estas pessoa são egoístas e como tal nem sequer se dão ao trabalho de reciclar o papel) ou até só para levarem papéis para uma reunião para darem a ideia (errada) que se estiveram a preparar para a mesma (quando na realidade, nem sequer leram aquilo e de seguida vai logo para o lixo)? Estas são as mesmas pessoas que recebem um qualquer e-mail, onde na assinatura consta um daqueles termos ambientalistas que pedem para que o e-mail não seja impresso a não ser que seja mesmo necessário, como por exemplo: “Não imprima este e-mail, a Natureza agradece”, e tão rápido caia o e-mail na caixa de correio, tão rápido vai ter à impressora, sendo gastas mais algumas folhas de papel. Acredito até que estas pessoas têm as ferramentas de correio configuradas com regras automáticas que enviam logo os e-mails para as impressoras sem intervenção dos utilizadores para não perderem tempo a carregarem no botão de “imprimir”, destruindo o meio ambiente muito mais rapidamente. Uns quantos deste universo de pessoas egoístas até conseguem ler o e-mail até ao fim e acabam por ler este aviso no papel e é então que esboçam um sorriso de gozo e desprezo pelos outros. Vou ainda mais longe, acredito que se estas pessoas nos seus locais de trabalho ou estudo tivessem impressoras em lugar de monitores, nem se importariam (vejam em cima a imagem de um protótipo que eu consegui obter junto de um membro desta espécie de organização de destruição do meio ambiente e que já patenteie para evitar que seja colocado em produção)!

Para tentar resolver este problema ambiental e social, fui pesquisar e descobri ou inventei algumas formas de resolver a impressão compulsiva, tentando desta forma reduzir o número de árvores abatidas para produzir lixo.

Ficheiros WWF:


Encontrei um novo formato de ficheiro, em tudo igual ao já conhecido PDF, mas com uma importante funcionalidade (ou falta dela, se preferirem): não é possível ser impresso! Este novo formato foi denominado de WWF (alusivo à organização ambientalista com o mesmo nome) e as palavras da organização são as seguintes:

“The WWF format is a PDF that cannot be printed out. It’s a simple way to avoid unnecessary printing. So here’s your chance to save trees and help the environment. Decide for yourself which documents don't need printing out – then simply save them as WWF.”

Vejam o vídeo:


Se conhecerem alguém que gosta mesmo muito de imprimir, gravem os vossos documentos que necessitam de partilhar com eles no formato WWF e conseguirão enviar-lhes uma mensagem que não poderão imprimir. Apesar de achar este novo formato muito importante, não concordo com a extensão dos ficheiros WWF. Sugiro por isso que o formato passe a chamar-se WTF, que consegue descrever muito melhor o que passará pelas cabeças destas pessoas viciadas quando tentarem imprimir um destes ficheiros: “What The Fuck (WTF)!”. Este formato apenas está disponível para MAC, ou seja, não é possível imprimir estes ficheiros em MAC nem em PC, Smartphones, Tablets nem iPhones ou iPads (até porque não os conseguirão abrir...).

Administração de sistemas:
Outra forma de resolver este problema será através da área de administração de sistemas das empresas ou escolas que poderão monitorizar o tráfego de rede entre todas as pessoas para verificarem quais são os que sofrem deste distúrbio de impressão ou fetiche pelas folhas de papel. Depois de identificados os assassinos da natureza, bastará criar regras na rede para que essas pessoas não tenham acesso às impressoras sem autorização. Para além de pouparem o meio ambiente, estarão também a poupar os custos em economato nas empresas ou escolas.

Impressoras de rascunhos:
Outra forma de resolver isto será através da aquisição de uma segunda impressora só para estes indivíduos – a impressora de rascunhos. Esta impressora apenas será alimentada com folhas já usadas e não com resmas de papel novas. Numa primeira fase, a impressora será alimentada com folhas recolhidas já usadas e desnecessárias recolhidas junto de todas as pessoas da escola ou empresa, colocadas de forma a imprimir no verso em branco. Numa segunda fase, a impressora será alimentada apenas pelos utilizadores que ficarão responsáveis por preservar as folhas já impressas que serão usadas sempre que pretenderem imprimir. À primeira vista, esta ideia parecerá que não funciona porque as folhas apenas têm dois lados, ou seja, cada folha apenas poderá ser impressa duas vezes e de seguida será enviada para o lixo, mas desenganem-se. Como a esmagadora maioria destas pessoas não irá ler as impressões que fazem uma vez que imprimem por vício, não haverá problema de imprimir inúmeras vezes nas mesmas folhas ficando as mesmas ilegíveis.

Para terminar, resta-me pedir aos dois ou três leitores que irão ler este post, que façam o favor de não o imprimirem! O meio ambiente e eu agradecemos.

Sem comentários: