sábado, 4 de dezembro de 2010

Insónias

De certeza que já vos aconteceu irem para a cama com vontade de dormir e não conseguirem fazê-lo. Os especialistas em distúrbios do sono denominam este fenómeno de ”Insónias”. Eu não concordo muito com isto até porque uma pessoa pode ir para a cama e não conseguir dormir por muitos outros motivos, como por exemplo:
  • A cama estava por fazer e uma pessoa tem que esticar os lençóis e os edredões antes de se deitar e enquanto isso não acontece não consegue dormir. Neste caso a pessoa em causa sofre de desorganização/desarrumação e não de insónias.
  • Uma pessoa deita-se e não consegue dormir porque apetece comer qualquer coisinha. Neste caso a pessoa sofre de fome e não de insónias.
  • Uma pessoa deita-se e não consegue dormir porque apetece ir beber qualquer coisinha. Neste caso a pessoa sofre de sede e não de insónias.
  • Uma pessoa deita-se cheia de sono, e de repente começa a ouvir ruído, seja provocado pelos vizinhos, pelo trânsito, etc. Neste caso a pessoa sofre de erros de construção civil/escolha dos materiais adequados que isolem bem a moradia/apartamento dos ruídos exteriores e não de insónias.
  • Uma pessoa deita-se cheia de sono e não consegue dormir porque tem frio ou calor. Neste caso a pessoa sofre dos problemas de climatização da moradia/apartamento que possui e não de insónias.
  • Uma pessoa vai para a cama com outra (seja do sexo oposto ou do mesmo sexo dependendo das orientações sexuais) e não consegue dormir porque a companhia ressona. Neste caso a pessoa em causa sofre de ressonância e não de insónias.
  • Uma pessoa vai para a cama mas não a consegue encontrar porque esteve num bar, discoteca ou tasca e não consegue voltar a casa. Neste caso a pessoa em causa sofre de alcoolemia e não de insónias.
  • Uma pessoa vai para a cama mas não consegue dormir porque está a pensar nos problemas do emprego. Neste caso a pessoa, apesar de não sofrer de desemprego nessa altura, poderá sofrer mais tarde se não conseguir dormir bem para no dia seguinte conseguir resolver esses mesmos problemas. Mas uma coisa é certa sofre de stress e não de insónias.

Como podem constatar, nem tudo o que nos tira o sono são insónias, mas para aqueles que têm mesmo insónias, eu descobri algumas soluções que os poderão auxiliar.

Contar ovelhas


Encontrei um site que tem algumas ovelhas que poderão contar para vos dar sono. Trata-se do site “The Sheep Market”, um site que tem 10000 ovelhas que foram desenhadas pelos visitantes do site (que receberam $0,02) e que podem até ser adquiridas online (por $20). Nunca cheguei a perceber bem o porquê de ser necessário contar ovelhas para ter sono, mas quase que posso apostar que se começarmos a contar estas ovelhas provavelmente iremos ficar com bastante sono.

Ver televisão
Se contar ovelhas não funciona, podem sempre ver televisão. A qualidade da programação de alguns canais é tão má que nos provoca sono quase que imediatamente (podem não acreditar, mas só de pensar nisto comecei a bocejar). Um dos canais que funciona e nos põe a dormir como bebés (literalmente) é o BabyTV. Neste caso, se não tiverem TV no quarto, poderão ter a necessidade de dormir no sofá da sala, para não voltarem a perder o sono enquanto se dirigem para o quarto e para isso sugiro a aquisição de alguns artigos:

Pillow Remote Control – O comando almofada que poderão utilizar como comando e depois como almofada quando ficarem com sono.







Pop-up MicroLites – A micro luz para comando que poderão utilizar no vosso comando tradicional como se de um candeeiro de mesinha-de-cabeceira se tratasse.



Sonos Wireless Home Theater – O Home Theater sem fios da marca Sonos que, para além de ser de uma marca que por si só nos dá vontade de dormir, garante mais alguma segurança caso sejam sonâmbulos, uma vez que ao ser um sistema Wireless, não irão de certeza tropeçar nos seus fios.

Sem comentários: