domingo, 5 de dezembro de 2010

Blogs de Mulheres

Hoje à tarde na SIC esteve a dar um “filme” sobre uma mulher que era viciada em compras (Louca por Compras) e automaticamente lembrei-me da maioria das mulheres que escrevem blogs na net. Os blogs femininos têm uma facilidade enorme em alcançar o sucesso devido a uma característica muito particular da maioria das mulheres: a inveja. Umas mostram umas coisas, as outras também querem ter e então gera-se uma necessidade incontrolável de as mulheres andarem a cuscar o que as outras fazem, o que compram, onde foram, etc. e esta rivalidade, faz crescer a popularidade dos blogs.

Estes blogs partilham inúmeras características similares e posso afirmar que existe um padrão entre eles como vão ter a possibilidade de perceber.
A típica escritora de blogs tem as seguintes características:
  • A mulher blogger é viciada em sapatos/botas/sandálias e apesar de ter apenas dois pés (no máximo), possui dezenas de pares de cada tipo de calçado, de várias cores, tamanhos, formatos, preços, marcas, etc. Tanto quanto pude perceber, o objectivo de ter tanto calçado está relacionado com a necessidade usar cada par apenas uma vez para não existir a possibilidade de uma outra mulher aparecer no dia seguinte com um par igual. Para além disso, o par de sapatos em causa, fica fora de moda no espaço de 2 horas (apenas e só porque será arrumado num armário para ganhar pó). Isto faz-me lembrar que podia existir um serviço de trocas de calçado (tipo reciclagem) em que as mulheres compravam uns sapatos, usavam-nos uma vez (claro), iam a um estabelecimento de trocas e podiam trocar por outro par qualquer deixado por uma mulher semelhante e assim, para além de gastarem menos dinheiro, não necessitavam de ter 2 divisões da casa reservadas como sapateiras. Tenho feito algumas reflexões sobre os sonhos e parece-me que é obvio que as mulheres têm um sonho secreto e recorrente de se transformarem em centopeias já que dessa forma poderiam usar em simultâneo 50 pares de sapatos diferentes. Dessa forma conseguiriam fazer muita mais inveja às outras mulheres.
  • Para além do calçado, a mulher blogger é viciada em roupa, bijutaria, bolsas, acessórios, maquilhagem, etc., ou seja, tudo o que sirva para vestir ou usar.
  • Como uma mulher blogger não se contenta em fazer inveja às mulheres que as rodeiam, gostam muito de ir viajar porque dessa forma, para além de tentarem fazer inveja às mulheres de outras cidades/países, fazem ainda inveja às mulheres mais próximas porque foram viajar (e trazem sempre muitas fotos para o efeito).
  • A fotografia é um hobby obrigatório para as mulheres bloggers, porque nem sempre conseguem fazer a inveja de forma eficaz apenas com palavras, é necessário ir mais longe e mostrar aquele verniz que acabaram de colocar nas unhas, aquela paisagem que visitaram numa qualquer cidade romântica, aqueles sapatos que têm calçado, aquele farrapo que levam vestido, etc.
  • As dietas são obviamente necessárias para estas mulheres. Não existem mulheres no mundo da moda que sejam gordas. Têm que ser esqueléticas e esfomeadas para caberem naquelas roupas de estilistas que tanto gostam. Como passam muito tempo sem comer, de vez em quando são obrigadas a comer doçaria com muitas calorias para que o corpo resista ao falecimento e como tal, estas mulheres têm outros gostos em comum: as Bolas de Berlim e os CupCakes (estes aqui não são de cá e apenas entram na dieta destas mulheres devido a outro hobby que elas têm…).
  • As mulheres blogger são viciadas em O Sexo e a Cidade (tanto na série como nos filmes) e na série Gossip Girl apenas e só porque anseiam ser como as actrizes que lá aparecem (sempre vestidas com roupas e acessórios da moda, sempre rodeadas de romance e com nenhuma inteligência nas suas cabeças que só servem para segurar os chapéus/gorros).
  • A literatura também é abordada nestes blogs, mas na minha opinião apenas são referidos os livros porque sim e porque parece intelectual ler livros, mas eu não estou a conseguir imaginar estas bloggers a esfolhearem páginas que não tenham roupa/preços sem começarem a ter suores frios e espasmos.

Vou deixar aqui alguns desses blogs em português e de mulheres mais visitados para perceberem que o que acabei de explicar tem fundamentos científicos obtidos através da observação:

Posto isto, vou deixar aqui alguns conteúdos baseados no conceito de um blog feminino, mas neste caso do ponto de vista de um gajo de barba rija (daqueles que não ligam nada à moda ou ao romance, ou seja, um homem a sério). Atenção que os textos seguintes são alvo da minha imaginação e por serem ficção não revelam os meus gostos ou falta deles… Aqui vão:

As botas certas para mim
Encontrei as botas perfeitas para aqueles trabalhos de bricolage lá de casa que tenho andado a adiar há uns meses – betonar a placa da nova garagem para a minha pick-up. As botas em causa são as Holton SB da Caterpillar… agora só falta escolher a cor e se não me decidir a tempo terei de comprar os três pares:




Finalmente vou gastar aquelas brocas
Tenho lá em casa umas brocas novinhas em folha que estava a reservar para o momento ideal. E não é que esse momento já chegou? Encontrei o berbequim que combina na perfeição com as brocas e estou ansioso por ir fazer uns furinhos e acabar a marquise de uma vez por todas. Deixo aqui uma foto da minha mais recente aquisição, o berbequim Black & Decker Percutor de 18V Lithium Batterytech para se roerem de inveja. Tem, como o nome indica, bateria de lítio para uma maior autonomia e rapidez de carga.




O verniz certo
Aquelas prateleiras da despensa que coloquei há duas semanas vão deixar de ter a cor da madeira crua já que finalmente encontrei aquele verniz que tanto procurei e que combina muito bem com as portas e com os móveis lá de casa. O escolhido foi o Verniz Sintal Marítimo da Dyrup. Pessoal, no próximo sábado não contem comigo para o joguinho futebol, porque tenho um encontro já marcado e vou de certeza conseguir molhar o pincel desta vez, literalmente: