sábado, 21 de março de 2009

Galpshare



A Galp inventou uma iniciativa chamada Galpshare que promove que várias pessoas que se dirijam para o mesmo local, partilhem o mesmo carro em lugar de levarem cada um o seu. À primeira vista, esta medida tem como objectivo preservar o meio ambiente através da diminuição de veículos nas estradas e consequentemente a poluição emitida. Olhando mais profundamente para esta iniciativa, eu consigo descobrir outras possíveis razões escondidas por baixo desta atitude ambientalista e que vou partilhar de seguida com todos os dois leitores deste blog.

Markl
O Markl foi a pessoa escolhida para dar a cara (cara essa agora sem barba) por esta iniciativa. Vejam o blog criado para o efeito. Se pensarmos que o Markl não tirou ainda a carta de condução e gasta fortunas em táxis, metros e autocarros, esta foi a única forma que a Galp arranjou para que ele pudesse poupar uns trocos e andar sempre à boleia para todo o lado.

Preços dos combustíveis
Com esta iniciativa, a Galp pretende que o consumo de combustíveis diminua uma vez que em lugar de existirem 5 carros a dirigirem-se da mesma origem para o mesmo destino, passará apenas a existir um, com 5 pessoas dentro. Esta medida, parecendo contra-natura, tem claro está, segundas intenções. Com esta súbita diminuição da procura nos combustíveis, a Galp terá desculpas para aumentar os preços e os consumidores, como abastecem menos combustível ou repartem os custos, nem notam a diferença e acabam por não reclamar.

Hugo Chavéz
Esta foi a forma do Governo de Sócrates, através de um acordo secreto com a Galp, se vingar do fracasso com o negócio feito com o presidente venezuelano na aquisição de 50 mil casas pré-fabricadas a uma empresa portuguesa. Se Portugal diminuir consideravelmente a dependência do petróleo, outros países seguirão os seus passos, diminuindo a procura do petróleo venezuelano (a sua melhor fonte de riqueza).

Mercado Automóvel
Com esta medida, a Galp pretende incentivar o mercado automóvel, aumentando as vendas de automóveis novos. As pessoas que têm carros velhos, pequenos e até comerciais, sentirão a necessidade de adquirir carros novos, maiores e mais potentes, para conseguirem dar boleia, todos os dias a mais 4 pessoas.

Sem comentários: