sexta-feira, 23 de maio de 2014

ZON+Optimus=NOS



A ZON e a Optimus juntaram-se numa só empresa e numa só marca que tem um nome e uma identidade que ainda ninguém conseguiu entender: “NOS”. Pelos vistos foi a empresa Wolff Olins que desenvolveu esta coisa (os mesmos que desenvolveram aquela aberração para os jogos olímpicos de Londres 2012), e devem tê-lo feito em 10 minutinhos tendo em conta a falta de criatividade e de lógica da marca.

Para começar e tendo em conta o novo slogan “Há mais em nós”, a palavra “NOS” da marca deveria ser acentuada. Mas como foi feita por uma empresa inglesa que não utiliza acentos, lá se perdeu o mais importante da palavra, conforme eles próprios escreveram na notícia que publicaram no seu site “…At the heart of the new brand is the idea 'Ha mais em nos'; there is more to us. NOS helps people connect to their groups and do things they can't do alone.…” Podem ver a notícia toda aqui.

Nem se deram ao trabalho de inventar uma marca nova e utilizaram uma que já existia. A marca NOS é uma marca de artigos para tuning e street racing (Nitrous Oxide Systems):



Existe ainda o site holandês de notícias NOS.nl:



Provavelmente quiseram copiar o mesmo estilo do MEO utilizando uma marca com apenas uma palavra e três letras e foi isto o que saiu.

Quanto à imagem/logótipo em si existem várias explicações:

Alguns dizem que eles copiaram a imagem do Meo Spot 2013:



Outros dizem que copiaram a imagem de um prato que existe à venda nas lojas Continente:



Mas eu acho que eles nem se deram sequer a esse trabalho de pesquisar. Ficaram apenas a olhar para os ecrãs dos seus computadores (peço desculpa, MACs) e sem qualquer ideia criativa à espera que algum sistema operativo, programa ou aplicação arrancasse e, como quase todos os ícones de “loading” são redondos, foi fácil "inventar" (plagiar) este novo logótipo. Vejam a imagem e o vídeo seguinte com alguns exemplos (o que aparece no canto inferior direito acho que é mesmo igual…):





E por falar em falta de criatividade desta empresa Wolff Olins, o que dizer da nova identidade do Jornal USA Today cujo novo “logótipo” é apenas um círculo?



Quanto às cores, elas parecem-me bastante Gay-friendly, mas como a maioria das pessoas não são, suspeito que nem pelas cores vão ter sucesso com esta nova “marca”.

Seja como for, já que era para terem uma identidade má, porque é que não me contrataram a mim? Cobrava de certeza menos algumas centenas de milhares de euros e o trabalho seria com certeza muito pior. Seja como for, vou deixar aqui algumas propostas totalmente gratuitas para o caso de pretenderem mudar as coisas devido a toda a polémica que esta nova identidade está a causar:

Apresento as Marcas “Nódoa”, “Caca” e “Novo Logo”:

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