quinta-feira, 29 de maio de 2014

Selo de Qualidade - Sabor do Ano



No outro dia vi uma garrafa de vinho tinto e uma embalagem de bacalhau que tinham um selo de qualidade, quase como se fosse um troféu. Ao ler melhor percebi que era afinal o Selo de Qualidade Sabor do Ano que indica que o produto foi “Provado por Consumidores”. Ora, tendo em conta que todos os produtos alimentares que estão no mercado também já foram provados por consumidores, para que serve afinal este selo que me parece no mínimo redundante? Todos os produtos deveriam então ter o selo, tal como acontece com o código de barras...



Houve ainda outra coisa que me despertou curiosidade, será que o produto que vem na embalagem já foi mesmo provado por consumidores? Quer dizer que a embalagem já foi aberta antes de ser vendida? Não me parece muito higiénico…

No selo tem ainda um número, que não percebi bem se está relacionado com o Ano ou se está relacionado com o número de consumidores que já provaram aquele produto. Fica a dúvida, mas se for mesmo o ano, isso significa que o produto já não presta no ano seguinte?

Como não faz muito sentido o Selo Sabor do Ano, decidi inventar outros que também não fazem qualquer sentido, mas que podem ser adoptados por outros produtores que não consigam ter acesso ao selo “Sabor do Ano”. Eis alguns:
  • Selo de Qualidade - Produto Adquirido por Pessoas
  • Selo de Qualidade - Produto Disponível em Estabelecimentos Comerciais
  • Selo de Qualidade - Produto Produzido por Produtores
  • Selo de Qualidade - Produto Vendido em Embalagem
  • Selo de Qualidade - Produto que Custa X
  • Selo de Qualidade - Código de Barras

Sem comentários: