sexta-feira, 23 de maio de 2014

Factura Chinesa



No outro dia fui a uma loja dos chineses adquirir uma transportadora para cães e quando me dirigi ao balcão para pagar, pedi uma factura e a senhora chinesa arrancou um pedaço de papel de um bloco, agarrou numa caneta e “emitiu” a factura que podem ver na foto. Fiquei imediatamente com algumas dúvidas:
  1. Será que com esta “factura” estou habilitado a ganhar uma viatura Audi de alta gama no concurso das faturas da sorte das Finanças?
  2. Será que o “software” que ela usou para “facturar” está certificado pela Autoridade Tributária?
  3. Como é que comunicam esta factura às finanças?
  4. O que é que afinal está escrito na “factura”?
Ainda não tenho a resposta às duas primeiras perguntas, mas posso tentar adivinhar a resposta à terceira. O que está escrito em chinês é uma das seguintes coisas:
  • Já te loubei!
  • Os chineses em Poltugal não pagam impostos!
  • Peço desculpa mas o sofware de facturação estava em baixo devido a manutenção e por isso tive de passar esta factura manual. Poderá passar cá mais tarde para que lhe possamos emitir a factura final.
Quanto à resposta à quarta e última questão, penso já ter descoberto como é que a esmagadora maioria dos chineses com lojas em Portugal comunicam as suas facturas. É também de forma manual, ou seja, utilizam a mão para comunicar as facturas e pagarem os seus impostos, como podem ver na imagem seguinte:

Sem comentários: