sábado, 29 de dezembro de 2012

Facebook Poke



A rede social Facebook, aquela que “toda” a gente utiliza para divulgar informação pessoal que de outra forma não estariam dispostos a divulgar, como fotos, vídeos, idas ao WC, moradas, dias em que não está em casa, pormenores íntimos, etc. lançou uma nova funcionalidade a que deu o nome de Poke (em português quererá dizer qualquer coisa como “picar”, “atiçar”, “desafiar”). A funcionalidade Poke tem um ícone com uma mão com o indicador esticado como se estivesse a tocar no ombro de alguém ou a tocar à campainha da casa de alguém (ou como se estivesse a apontar para gozar com alguém).

Esta funcionalidade tem a mesma função das outras, ou seja, a divulgação de ainda mais informação e dados confidenciais e pessoais, mas desta vez de forma temporária. Os utilizadores enviam uma foto ou vídeo para os seus “amigos” e a foto ou vídeo tem um período de validade que pode ser escolhido entre 1, 3, 5 e 10 segundos (enquanto a mensagem não for aberta pelo destinatário, se não chegar a ser aberta, permanece na rede para sempre). Esta funcionalidade parece-me um plágio descarado das mensagens que se auto-destroem da série e filmes Missão Impossível, mas na realidade, é uma missão impossível para o Facebook tentar fazer com que esta funcionalidade funcione já que qualquer pessoa que receba uma foto (por exemplo) e pretenda ficar com ela, bastará guardá-la no seu PC ou fazer um “print screen” e voilá, ficam com a foto para sempre. Também não estou a ver que tipo de imagens ou vídeos as pessoas necessitem de enviar que se auto-destruam depois de vistas ou lidas… Mas deixo isso à imaginação de cada um. Acho que a funcionalidade Poke terá ela própria um prazo de validade e será esquecida e auto-destruída automaticamente dentro de 1, 3, 5 ou 10 meses.

Tendo em conta que o Facebook se tornou numa das coisas mais irritantes e nojentas que existem actualmente, penso que esta funcionalidade deveria chamar-se de Facebook Puke (em português “vómito” ou “vomitar”). O ícone poderia ser o mesmo já que o gesto exemplificado por esta imagem é o mesmo que as pessoas fazem quanto tentam induzir o vómito metendo um dedo na boca ou quando explicam de forma gestual o acto de vomitar quando estão perante algo nojento, como o Facebook. Para além disso, o acto de vomitar também pode durar 1, 3, 5 ou 10 segundos (em casos extremos até pode durar mais, mas é sempre algo temporário, tal como a funcionalidade Poke).

1 comentário:

Anónimo disse...

ahah espectacular, de facto o facebook vai-se tornando a "Weapon of Mass Distraction" do Século XXI, e as ovelhas vão todas atrás.

Continua assim!