terça-feira, 29 de junho de 2010

Portugal eliminado



A selecção portuguesa de futebol foi eliminada do Mundial da África do Sul de 2010 pela equipa de Espanha. Milhares de portugueses estão indignados e alegam que a causa desta eliminação é uma ou mais das seguintes:
  • Portugal entrou com menos três jogadores em campo (Cristiano Ronaldo, Ricardo Costa e Pepe)
  • O golo da equipa espanhola marcado por David Villa foi irregular por haver fora de jogo nesse lance
  • O Ricardo Costa levou o cartão vermelho muito tarde no jogo, quando deveria ter sido logo mostrado no primeiro minuto do jogo

Eu sei qual foi a verdadeira razão da eliminação de Portugal e vou partilhar com todos os dois leitores que vão ler isto.

Lembram-se deste post onde informei o mundo que eu tinha inventado um comando revolucionário que conseguia eliminar o som dos comentários do Luís Freitas Lobo? Pois bem, a PT e a meo roubaram-me a ideia e disponibilizaram um serviço semelhante em que era possível remover o som das vuvuzelas durante as transmissões do Mundial. Vejam o vídeo desta funcionalidade “sem vuvuzelas”:



A prova deste furto de tecnologia está nas datas: eu coloquei o post no dia 23 de Maio de 2010 e a meo divulgou e lançou esta funcionalidade apenas no dia 16 de Junho de 2010 e activou a funcionalidade pela primeira vez no jogo entre a França e o México no dia seguinte. Quando descobri isto, até fiquei um pouco indignado porque não me pagaram qualquer valor pela minha invenção, mas rapidamente vão perceber que o que era ao início indignação, rapidamente se transformou em alegria.



O que é que afinal esta funcionalidade tem a ver com a eliminação de Portugal do Mundial? Acontece que a funcionalidade disponibilizada pela meo tinha um erro de programação (o chamado bug) que fez com que, para além de eliminar o som das vuvuzelas das transmissões dos jogos do Mundial, tivesse eliminado também a selecção portuguesa desses mesmos jogos. O principal problema deste bug, é que, uma vez seleccionada esta opção, não mais é possível anular e voltar a ver Portugal neste Mundial. Os engenheiros informáticos e electrónicos da meo trabalham dia e noite para tentarem resolver este problema que parece não ter solução. A meo informa em comunicado não oficial que até ser disponibilizado um patch para resolver isto, os consumidores deverão ver outras selecções que joguem futebol.



Para além dos adeptos portugueses, também a FIFA ficou indignada com esta eliminação de Portugal uma vez que já tinham preenchido o nome do Cristiano Ronaldo como Homem do Jogo (Budweiser Man of the Match) para todos os jogos e agora tiveram que, por um lado razurar os banners do seu site oficial, e por outro, devolver as avultadas quantias de dinheiro que a Nike lhes tinha enviado sem qualquer razão aparente. Na imagem anterior podem ver o resultado das alterações dos banners de última hora por parte da FIFA para colocarem o Xavi da selecção espanhola como homem do jogo.

Sem comentários: