terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Pequeno-almoço de Natal

Está a chegar aquela época do ano que costuma colocar as pessoas em stress: o Natal. É stressante porque é necessário decidir onde vamos passar o Natal, onde vamos passar a Passagem de Ano, o que vamos comer na ceia de Natal, o que vamos comer no almoço de Natal, que prendas damos e a quem, etc. Para terem menos uma coisa em que pensar, decidi deixar aqui uma das minhas habituais receitas de culinária, desta feita, especialmente idealizada para o pequeno-almoço de Natal, ou seja, no dia 25 de Dezembro de manhã (mas também ser feita no primeiro dia do ano ou até em dias especiais).

Esta receita, que obviamente foi inventada por mim, é uma combinação saudável de fibras, nutrientes e vitaminas que representam um pequeno-almoço completo. Aqui vai a lista de ingredientes para a preparação de uma dose, ou seja, pequeno-almoço para uma pessoa. Se necessitarem de fazer para mais pessoas, basta multiplicarem as quantidades pelo número de pessoas:










  • 1 Pão de Hambúrguer - Devemos escolher pão de hambúrguer com sementes de sésamo (ricas em cálcio e vitamina E);
  • 200ml de leite – Recomendo leite de vaca, meio gordo, como sabem o leite fortalece os ossos devido ao cálcio;
  • Uma laranja – Sugiro laranjas de laranjeira, ricas em Vitamina C;
  • Tulicreme – Sugiro de chocolate (rico em calorias), mas também existe de avelã. Se optarem por comprar no Continente, fiquem a saber que a embalagem traz uma oferta qualquer que podem aproveitar como prenda de Natal.

Modo de preparação:

  1. Retiram o pão de hambúrguer da embalagem e separam a parte de cima da de baixo, colocando-as com o miolo para cima;
  2. Abrem a embalagem de Tulicreme. Caso estejam perante uma embalagem nova, recomendo que retirem todo o Tulicreme da tampa de alumínio já que 100 dos 200g da embalagem ficam aí agarrados;
  3. Com uma faca barram o Tulicreme na metade de baixo do pão de hambúrguer (o que não tem as sementes de sésamo). Os gulosos podem barrar nas duas metades;
  4. Colocam a metade de cima em cima da metade de baixo, voltando a criar um pão de hambúrguer completo;
  5. De seguida abrem a laranja ao meio e espremem o sumo para um copo. Neste passo podem usar um espremedor manual ou eléctrico. Não deitem fora as cascas da laranja porque podem ser usadas para enfeitar um qualquer bolo-rei caseiro que estejam a planear fazer;
  6. Colocam as duas facas e o espremedor no lava-louça para serem lavados. Este importante passo é sempre descuidado nas receitas que se encontram por aí o que deixa passar uma falsa facilidade de cozinhar já que a parte da lavagem da louça, uma das mais difíceis da culinária, é sempre esquecida.

Modo de consumo:

  1. Comer o pão de hambúrguer com Tulicreme, acompanhando com o copo de leite branco;
  2. Beber o copo de sumo no final, que para além de fornecer Vitamina C, tão importante para prevenir constipações, tira o mau sabor do pão que acabaram de comer.
Aproveitem para consultar outras receitas, também más:

Sem comentários: