segunda-feira, 29 de junho de 2009

150 anos de prisão para Madoff



Bernard Madoff ouviu hoje a sentença dada pelo tribunal de Manhattan. Foram 150 anos de prisão para o maior crime financeiro da história. Há quem diga que é uma grande pena, mas eu não tenho pena nenhuma.

No meio de todo este processo mediático em que o Madoff se viu envolvido, a justiça está a deixar escapar impunes todos os seus cúmplices. Sim, existem cúmplices e não são poucos. Passo a explicar. Este esquema teve como princípio o modelo de pirâmide em que várias pessoas iam injectando dinheiro num fundo comum e que dava lucros de cerca de 1% ao mês. O esquema só deixou de funcionar quando deixou de entrar dinheiro devido à crise. O grande problema foi que este esquema durou 20 anos e nesse tempo todo, muitas pessoas foram lá retirar os seus juros e no final, quando tudo rebentou, muitos ficaram sem nada. Todos aqueles que participaram na pirâmide e que lucraram com ela, deveriam ser chamadas à justiça para devolverem todo o dinheiro amealhado. Com esse dinheiro poderiam compensar os últimos desgraçados que ficaram sem nada. Esta medida seria muito mais interessante do que a tal pena de 150 anos que não traz qualquer dinheiro para os que perderam tudo.

Voltando ao Madoff… Nestes 150 anos ele será capaz de implementar uns esquemas similares na prisão, mas em lugar de dinheiro, poderá usar os seguintes bens: cigarros, seringas, droga, sabonetes, sexo, entre outros. Vamos analisar o esquema que me parece que terá maior aceitação na prisão devido ao ambiente que lá se vive: o sexo. Este esquema será em tudo igual ao financeiro mas com uma pequena alteração: basta substituírem o termo “fundo” por “traseiro” e conseguem com certeza visualizar como o esquema funcionará nestes próximos 150 anos.

Sem comentários: