sábado, 6 de setembro de 2008

Red Bull Air Race



Durante este fim-de-semana, vai acontecer a prova da Red Bull Air Race (Touros Vermelhos a Correrem no Ar) no Porto e em Gaia. Durante a tarde de hoje os pilotos vão treinar os peões, drift e arranques com os seus aviões. Às 19h tem início a prova de som em que os pilotos irão abrir as malas dos aviões, mostrar as colunas, os subwoofers e colocarem músicas extremamente alto. É muito provável que o avião que ganhe esta prova, seja também o avião que vencerá a prova de amanhã, já que as colunas serão de vital importância já que são elas que fazem com que o avião possa voar pelos ares. Às 21h terá início o concurso miss t-shirt molhada em que algumas velhas vão competir pelo primeiro prémio, que este ano é um fantástico napron bordado à mão por uma delas.

Gostaria de destacar que, por cortes no orçamento afecto à equipa de manutenção, o avião da Spanair não estará em prova este fim-de-semana. Segundo a Organização e a Desorganização da prova, eles teriam tido hipótese de participar se à última hora não se tivessem despedido todas as chaves de fendas e alguns dos martelos de uma das caixas de ferramentas da equipa! “Os mecânicos não vinham para cá fazer nada sem ferramentas”, diz um dos membros entrevistados por alguém! Era impossível para aquela equipa de mecânicos montar todo o avião que tinha chegado a Portugal todo desmontado em caixas a tempo da prova. Deixo aqui uma foto inédita daquela confusão de peças e ainda como deveria ficar o avião depois de montado:




A prova esteve em risco de se concretizar devido à possibilidade de mau tempo em Portugal, como o vento e nuvens que poderiam provocar ondulação de 7 a 9 metros no rio Douro, mas afinal ficou um pouco de sol e o rio ficou flat. Outra situação que ameaça a prova é o Presidente da República Cavaco Silva que se lhe apetecer ir ao Porto ou Gaia, ou até ver a prova pela televisão depois de ter regressado da Eslováquia, poderá proibir objectos voadores de voarem.

Alguns dos pilotos, após terem desembarcado no Aeroporto Sá Carneiro, pediram às suas equipas para montarem os seus aviões logo ali na pista para irem a voar para a zona da prova. Isto aconteceu porque eles não queriam chegar tarde à prova devido ao trânsito caótico que existe no Porto. Um deles disse e passo a citar: “Como é que é possível os habitantes desta terra não usarem o avião como meio de transporte para irem para o trabalho?”. Sim foi arrepiante descobrir que o piloto falava português muito bem.

As minhas previsões para a prova é que um dos pilotos, a voar no seu avião, irá ganhar, enquanto que todos os outros muito provavelmente irão perder.

Sem comentários: