sábado, 27 de setembro de 2008

Leite em pó chinês em Portugal



No outro dia os meios de comunicação noticiaram que a ASAE encontrou leite em pó chinês em prateleiras de lojas dos chineses em Portugal. O que eles chamam de notícia, eu chamo um dia normal de ida às compras para a maioria dos portugueses. Os portugueses continuam a ir a essas lojas comprar os seus produtos porque são baratos. Na hora de escolher o super-mercado os portugueses são confrontados com as seguintes opções:
  • Pagar um balúrdio e comprar alimentos testados, saudáveis e que não aleijem no momento da sua ingestão;
  • Pagar muito pouco, mas mesmo muito pouco por produtos, mesmo sabendo que contêm ingredientes letais ou não sabendo nada porque não é possível ler os rótulos.

A escolha cada vez mais recai sobre a segunda hipótese.

Tanto quanto pude apurar, todos os produtos importados para Portugal e para os restantes países da União Europeia, devem ter os rótulos escritos no idioma do país em causa. As pessoas pensam que os chineses não querem saber destas leis e agem como lhes apetece, mas na realidade, é impossível para eles conseguirem traduzir os rótulos porque nas ferramentas de tradução automática não aparecem lá todos os idiomas que se falam em Portugal: português, brasileiro, imigrantês, madeirense, açoriano, mirandês e a o idioma falado pelo Joe Berardo ao qual ainda não foi dada uma designação. O idioma português, em algumas ferramentas de tradução automática ainda aparece, mas como os chineses não conseguem traduzir os rótulos também para os outros idiomas, nem se dão ao trabalho de o fazer para português.

Tem vindo a público a ideia errada de que é preciso testar estes leites em laboratório para verificar se têm ou não Melamina. Para mim, que leio chinês sem erros e escrevo chinês fluido, basta ler os rótulos das embalagens na secção onde estão discriminados os ingredientes. Todos os pacotes de leite em pó que li contêm a seguinte palavra: 三聚氰胺 que em português significa Melamina.

A Melamina, nas quantidades encontradas nestes leites, é prejudicial às crianças e por isso desaconselha-se a sua utilização na alimentação dos vossos filhos. Por outro lado, se estiverem com ideias de remodelar a vossa cozinha, este leite poderá ser usado na criação de novos móveis.

Sem comentários: