segunda-feira, 7 de março de 2011

Homens da Luta



O “grupo” Homens da Luta, composto pelos irmãos Gel e Falâncio, venceu no Sábado o Festival da Canção 2011, que teve lugar no Teatro Camões em Lisboa. A “canção” vencedora foi a “A Luta é Alegria” que é um tipo de cantiga de escárnio e maldizer ou de intervenção (seja lá o que isso for) sobre Portugal, sobre o governo e sobre a crise. É caso para dizer, que para um concurso de merda, um vencedor de merda, e não existirá melhor local para falar sobre este tema do que no pior blog de todos – o AindaPiorBlog. Em Maio vão à Alemanha, a Düsseldorf participar na 55ª edição do Eurovision Song Contest de 2011.

Aproveito para deixar aqui o vídeo com a entrega do troféu e com a “música” para se deleitarem com a qualidade da mesma:



O povo português está dividido com este acontecimento: existem aqueles que dão importância ao Festival e afirmam que Portugal ficará mal representado e que ficará com uma imagem internacional denegrida, outros, muitos dos quais votaram através de telefone para elegerem o vencedor desta edição portuguesa do Festival da Canção, pretenderam protestar contra o governo aliando-se a este “grupo”, outros ainda votaram neles apenas pela palhaçada e galhofa, outros como eu desprezam o acontecimento por este não ter qualquer impacto no que quer que seja.

Esquecendo por um pouco a qualidade da música ou a falta dela, quais serão os benefícios da mesma para o país? Não criaram emprego, não diminuíram o preço dos combustíveis, não diminuíram o défice, não aumentaram os salários, não diminuíram os impostos, não diminuíram a desigualdade social, não resolveram os problemas na saúde nem na educação, não diminuíram as taxas Euribor, não diminuíram os spreads nem aumentaram os juros dos depósitos a prazo, não retiraram as portagens das SCUT nem diminuíram as portagens nas auto-estradas, não curaram o cancro nem a sida nem alimentaram os pobres e os sem-abrigo. Então afinal a sua luta não beneficiou em nada as outras pessoas, apenas se beneficiaram a si próprios uma vez que se aproveitaram da situação que o país atravessa para benefício próprio e viram uma forma de ganhar uns trocos. Então porque descrevem na comunicação social esta música como sendo uma música de intervenção? Para além de intervirem nos meus ouvidos e nos seus próprios bolsos, não me parece que os irmãos Gel e Falâncio o tenham feito em mais nenhuma frente.

A utilização da palhaçada para a criticar de forma destrutiva e sem acções concretas e construtivas não é um caso isolado. Se bem se lembram tivemos um caso destes nas eleições presidências de 2011 cuja palhaçada foi interpretada pelo candidato José Manuel Coelho. Já o “grupo” Deolinda tem a “música” “Parva que sou” que também critica a crise para vender uns discos e CDs. No parlamento existe muita palhaçada deste tipo interpretada pelos representantes dos partidos pequenos da oposição que sabem que podem criticar à vontade e com “piada” porque sabem que serão a eterna oposição e nunca estarão no governo para agirem de facto. Mas este problema não se limita ao nosso pais, no Brasil por exemplo, a palhaçada foi interpretada por um palhaço (mesmo palhaço assumido), o Tiririca, que conseguiu até um lugar como Deputado Federal de São Paulo (e agora vamos ver se faz alguma coisa).

Se pretenderem aceder ao site oficial do Festival, podem fazê-lo aqui.

2 comentários:

Jp disse...

E o seu blog o que é que faz pelo país?
"Não cria emprego, não diminuiu o preço dos combustíveis, não diminuiu o défice, não aumenta os salários, não diminuiu os impostos, não diminuiu a desigualdade social, não resolve os problemas na saúde nem na educação... ...não retiraram as portagens das SCUT nem diminuíram as portagens nas auto-estradas, não curaram o cancro nem a sida nem alimentaram os pobres e os sem-abrigo.." etc...
Será que só serve para encher os seus bolsos?
Acho que eles, tal como este blog, servem como elemento de protesto, para denunciar e para fazer pensar.
Se gosta que respeitem as suas opiniões também devia respeitar o trabalho do Gel e do irmão, sim é um trabalho, mas que têm feito mais pela 'verdade' do que muitos jornalistas.

Ah e gostei do blogue.

AindaPiorBlog disse...

Espero sinceramente que o meu blog não faça nada pelo país e muito menos pelos meus bolsos... recordo que este é o pior blog de todos.