sábado, 12 de março de 2011

Manifestação Geração à Rasca



Foi convocada para hoje, pelas 15h em sítios e locais diversos (sendo os principais locais, a Avenida da Liberdade em Lisboa e na Praça da Batalha no Porto), uma manifestação (ou protesto) por parte de um movimento auto-denominado de Geração à Rasca. Este ajuntamento foi convocado através do Facebook e consta que estarão no protesto mais de 1 ou 2 pessoas (se não chover muito). Segundo a organização este será um protesto “Apartidário, Laico e Pacífico”, mas só mais logo teremos a certeza se foi pacífico ou não quando for efectuado o rescaldo dos acontecimentos. Vejam o vídeo sobre a manifestação:



Gostaria de salientar que não me parece que sejam os organizadores deste protesto aqueles que verdadeiramente sofrem com os problemas actuais da sociedade. As pessoas que realmente têm dificuldades não andam na Internet à registarem perfis no Facebook, aliás, nem devem sequer ter computador em casa e muito menos uma ligação à Internet para fazê-lo. As pessoas que realmente têm problemas contam cada cêntimo e cada euro dia após dia para tentarem que o dinheiro chegue para se alimentarem e aos seus. As pessoas com reais dificuldades não têm dinheiro para produzirem umas t-shirts, bandeiras e cartazes para as manifestações nem mesmo para gastarem o dinheiro em transportes para se deslocarem até aos locais marcados. E para além de não terem recursos, também não têm tempo, porque cada dia que têm será com certeza mais um dia para tentarem encontrar um emprego ou um biscate para ganharem algum dinheiro para sobreviverem. Estas pessoas são as que realmente estão à “rasca”.

Mas perguntam vocês, então quem são estes que se organizam e se manifestam? Não tenho realmente a certeza, mas posso tentar adivinhar… Diria que muitos deles devem ter emprego, carro próprio, novo e já pago, vivem à custa dos pais e na casa dos mesmos ou em casas oferecidas pelos pais, não têm filhos para sustentar, não tem encargos com créditos habitação ou com electricidade, gás, água, têm mesada para estourar todos os meses, têm um computador ou portátil topo de gama para navegarem na Internet pelas redes sociais, fóruns e blogs, têm telemóveis de valor superior ao orçamento mensal de uma família com dificuldades, têm muito tempo livre, saem à noite, vão ao cinema, fartam-se de viajar, e por último divertem-se a criarem movimentos e grupos para se manifestarem e aparecerem na TV e são os primeiros a dizer que se vive mal em Portugal. Se o pessoal que se enquadra neste perfil (do Facebook) que acabei de descrever estiver mesmo à rasca poderá dirirgir-se a um qualquer WC para aliviarem o intestino tal como é exemplificado no cartoon seguinte (do Henrique Monteiro ou “henricartoon”, se preferirem):



Este tipo de manifestações têm bastantes similaridades com o Carnaval e não percebo a necessidade de outro Carnaval já que o oficial ocorreu há poucos dias. As similaridades são as seguintes:
  • As pessoas reúnem-se para fazer barulho
  • As pessoas mascaram-se com trajes alegóricos às várias causas e enchem-se de adereços, fazendo até sátira aos vários representantes do governo
  • Existem vários grupos presentes na manifestação (sejam movimentos, partidos da oposição, sindicatos, etc.) como se de escolas de samba se tratassem
  • É feito um desfile
  • Existe “música” (já que os Homens da Luta vão estar presentes)
  • No final é feita uma avaliação da manifestação para escolher o vencedor

Uma vez que este tipo de manifestações é muito similar ao Carnaval, proponho a criação de uma espécie de Sambódromo num local estratégico, com bancadas e tudo, para que as manifestações ocorram sempre no mesmo local, que poderá denominar-se por “Manifestódromo”, “Protestódromo” ou “Circo”.

Falta-me incluir aqui os links para todos aqueles que pretendam obter mais informação sobre a Geração à Rasca: Blog e Facebook.

Sem comentários: