domingo, 6 de março de 2011

iPad 2



O Steve Jobs tirou baixa da baixa que tinha tirado do emprego para apresentar o iPad 2 em mais um mediático Apple Special Event. Este evento ocorreu no passado dia 2 de Março de 2011. Se estiverem com insónias e pretenderem adormecer rapidamente ou se sentirem super divertidos e quiserem ver algo mesmo aborrecido, podem ver o evento no vídeo seguinte que “apenas” demora 1 hora, 13 minutos e 37 segundos:



E o que dizer desta nova revolução da tecnologia? Bem, a resposta é nada, até porque de revolucionário, não tem nada.

O iPad 2 tem a mesma falta de funcionalidades do iPad original, com a vantagem de ser mais fino, mais leve e mais rápido. Ou seja, enquanto os utilizadores do primeiro iPad demoravam um pouco mais a descobrir que o aparelho não era mais do que um iPhone achatado, agora conseguem desmascarar o aparelho muito mais rapidamente. O iPad 2 permite também uma autonomia de 10h, que me parecem obvias, até porque os utilizadores fartar-se-ão rapidamente e o aparelho sem estar a ser utilizado, em stand-by ou desligado consome bastante menos energia.

Outra “grande” novidade, segundo a Apple, é a iPad Smart Cover, que uma capa para o iPad 2 que pode ser de pele ou de Poliuretano, que tem uns imans para se agarrar ao aparelho. A capa é dobrável em 4 partes, servindo de “descanso” ou suporte para colocar o iPad 2 de pé tipo moldura ou inclinado para “trabalhar”. Vejam algumas imagens e o vídeo de demonstração oficial da Smart Cover:







Ainda mais uma “grande” novidade, mas esta mesmo única e que não se consegue encontrar em outros gadgets são as câmaras. O iPad 2 tem uma frontal e outra traseira. Imaginem só onde a Apple nos leva através das suas revoluções tecnológicas de vanguarda: as câmaras servem para fazer vídeo chamadas, para gravar e até para tirar fotos.

Desde o meu ponto de vista, as vantagens deste iPad 2 em relação ao anterior são inúmeras, se for complementado com os acessórios que acabei de inventar:

Espátula:


Vejam o vídeo seguinte onde podemos ver um ovo a ser estrelado num iPad original:



Tendo em conta que podemos estrelar um ovo num iPad original, poderemos acoplar ao iPad 2 um cabo e utilizá-lo como espátula para tirar e servir o ovo estrelado. Este acessório tem o nome de iSpatula.

Abre Cartas



Devido à sua espessura muito fina de apenas 8mm, iPad2 é ideal para abrir envelopes de correio normal (em detrimento de correio electrónico). O nome deste acessório é iEnvelopeOpener.

Pá do lixo



Devido às suas características e dimensões, o iPad 2 pode ser transformado na pá do lixo ideal. Basta acoplar um cabo iPá-do-lixo e já está. Este acessório terá dois nomes, um para os países de língua oficial portuguesa, que será o iPá-do-lixo e para os restantes países, terá um nome anglo-saxónico: iGarbage.

Rampa Fingerboard

Com a iPad Smart Cover, o iPad 2 pode ser utilizado para praticar manobras com Fingerboards (ou Finger Skate se preferirem), que são aqueles skates minúsculos para utilizar com os dedos. Podem utilizar mais do que um aparelho da Apple para criarem um Finger Skate Park de manobras e convidar os vossos amigos para fazerem umas manobras radicais.

Resumindo, este iPad 2 não tem nada realmente inovador no mercado das tecnologias e como tal, a Apple vai começar a ressarcir os clientes que compraram recentemente o iPad original, devolvendo-lhes $100 (cerca de alguns euros dependendo do câmbio na altura em que lerem este post). É impressão minha, ou começo a pressentir alguns remorsos por parte da Apple devido às suas actividades de marketing super agressivas na venda de produtos que os utilizadores não precisam, mas que acabam por adquirir?

O iPad 2 vai estar disponível no próximo dia 11 de Março e pode ser vosso pelo preço inicial de $499. Visitem o site oficial para conhecerem o aparelho em profundidade.

Sem comentários: