domingo, 31 de janeiro de 2010

Apple iPad



A Apple lançou esta semana, mais propriamente no dia 27, um novo gadget: o iPad. Eu ainda não consegui perceber qual o objectivo deste novo aparelho nem qual o mercado alvo propostos pela Apple, mas vou tentar explicar algumas coisas que sei sobre o mesmo.

O lançamento começou logo mal já que a empresa Fujitsu alega que a marca iPad já tinha sido registada em 2002/2003 para o seu dispositivo POS Fujitsu iPad baseado em Windows CE e irá até às últimas consequências para manter esta marca consigo. Se assim acontecer, a Apple estará com sérios problemas com todos os custos associados ao rebranding. Vejam a foto do iPad da Fujitsu



Existe ainda a Mag-Tek que tem um dispositivo iPad que poderá também entrar nesta luta:



Vou aproveitar para revelar como foi o que a Apple idealizou e desenvolveu este produto:
  1. Colocou um iPhone num local plano e bastante resistente;
  2. Um lutador de sumo sentou-se em cima do iPhone;
  3. O iPhone foi esmagado dando origem ao iPad










O Apple iPad é um Tablet “PC” com 13,4 mm de espessura, 242,8 mm de altura, 189,7 mm de largura, com um ecrã de 9,7” e um peso de 680g. O sistema operativo do iPad é a versão 3.2 do iPhone OS. Resumindo, as pessoas conseguem fazer com o iPad o que já fazem com o iPhone (o que é muito pouco mesmo) mas com um aparelho muito maior e muito mais pesado. O iPad vem equipado com UMTS, HSDPA, GSM e EDGE e muito provavelmente, para além de permitir o acesso à Internet, a Apple insinua que poderá ser possível telefonar com este aparelho. Vejamos a foto para ver qual seria o aspecto de alguém a usar o iPad para telefonar:



Para além das pessoas terem um acréscimo de massa muscular nos bíceps e triceps dos braços ao levantarem e segurarem o iPad para telefonarem e sem terem a necessidade de irem ao ginásio, estou-me a lembrar de outras possíveis vantagens, como por exemplo, no filme “Phone Booth” (Cabine Telefónica), caso o Colin Farrel tivesse consigo um iPad em lugar de um telemóvel comum, poderia tê-lo utilizado para se proteger do atirador que o ameaçava. Mesmo assim, o filme não deixava de ser muito mau.

A Apple está a pensar colocar isto no mercado com um preço de $499 (para a versão mais básica), o que dará, feitas as contas, um valor qualquer em Euros. O iPad permite visualizar fotos e vem equipado com memória de armazenamento de 16, 32 e 64 Gb, o que coloca o iPad em enorme desvantagem competitiva com as restantes molduras digitais e com os restantes cartões de memória do mercado.





O iPad vem também equipado com funcionalidades GPS (Assisted GPS, na realidade) e também não me parece que seja possível utilizar isto no carro para navegação, já que será impossível conseguir ver a estrada para conduzir o automóvel.



Uma das supostas funcionalidades do iPad será a navegação na Internet para ver sites. Como toda a gente sabe, a maioria dos 14 sites da Internet contém alguns objectos animados em Flash, mas o iPad não consegue reproduzir Flash. Em lugar de aparecer o objecto em causa, aparece um pequeno lego azul da Ambiguity. Na minha opinião, as pessoas não serão capazes de navegar na Internet com o iPad. Eu sei que isso nunca vai acontecer uma vez que eu nunca vou ter um, mas caso alguém decida aceder ao AindaPiorBlog com o iPad da Apple, o objecto de publicidade em Flash que existe no canto superior esquerdo do blog não será apresentado, sendo substituído também pelo tal lego azul:





O iPad tem um conjunto de acessórios que, apesar de serem opcionais, tentar usar o iPad sem eles é quase impossível:

  • iPad Case – É uma bolsa de transporte e de protecção, que serve também de suporte para facilitar a escrita usando o teclado virtual;
  • iPad Keyboard Dock – É o teclado físico para o iPad, já que o teclado virtual também não é lá grande coisa;
  • iPad Dock – Como o iPad, devido à sua parte traseira arredonda, não se consegue usar na horizontal colocado sobre numa mesa, é necessário utilizar o dock. Para além disso, o dock serve também para carregar a bateria do iPad.

Vejam as fotos dos acessórios em acção:




Uma vez que o iPad não serve para fazer nada daquilo que a Apple idealizou como sendo as suas funcionalidades, resta-me a mim dar algumas sugestões para que este produto seja vendido em grandes quantidades e não seja um fiasco, levando a Apple para a falência:

Disco de Frisbee:
As pessoas poderão usar sem problemas o iPad como frisbee devido às suas características aerodinâmicas e de leveza. Estou já a imaginar crianças, adultos e idosos a brincarem com os seus cães:





Tábua de Engomar:
O iPad, devido à sua forma de tábua e ao seu enorme tamanho, pode também ser usado como tábua de engomar para passarem as vossas amarrotadas peças de roupa:



Arma de defesa pessoal:
O iPad pode também ser usado como uma letal arma de defesa pessoal. Caso estejam a ser assaltados, podem sempre atirar ou bater com o iPad nos gatunos. Vejam qual o estado de alguém quando atingido por um iPad na cabeça (a imagem seguinte é bastante violenta e pode ferir, para além do gatuno em causa, a sensibilidade das pessoas que a vejam):



Cavalete de Pintura:
O iPad, com o seu dock, serve perfeitamente como cavalete de suporte às telas dos pintores:

1 comentário:

Jorge disse...

Também pode ser utilizado como aquário, bastando pôr um screensaver adequado.

Sempre é uma maneira de ter um peixe, e de não esquecer de o alimentar (desde que o iPad esteja continuamente a ser carregado)