domingo, 20 de janeiro de 2013

Subsídios em Duodécimos

Apesar de ainda não ter saído a Lei que sobre a aplicação dos duodécimos aos trabalhadores do sector privado, muitas empresas já informaram os colaboradores que teriam de aceitar receber metade dos subsídios de férias e de Natal em duodécimos, quando na realidade os trabalhadores poderão recusar esta divisão durante os 5 dias seguintes à publicação da referida Lei.

Algumas empresas vão mais longe e estão a informar os trabalhadores que pretendem pagar apenas um ordenado, dividido pelos 12 meses do ano. O Ainda Pior Blog fez as contas e simulou a nova situação de pagamentos com duodécimos para um trabalhador por contra de outrem, solteiro e sem dependentes que receba o ordenado mínimo de 485€, e chegou à conclusão que irá receber menos dinheiro.

Caso a Lei permita aos trabalhadores escolherem como pretendem receber os subsídios de férias e de Natal o melhor será escolherem que pretendem receber a totalidade dos subsídios durante todos os 12 meses do ano. Já que podemos escolher, o melhor será escolher o melhor possível, tentando reaver todas aquelas regalias e aumentos que foram sendo prometidos ao longo da vossa carreira, mas que nunca foram cumpridos.

Mas este assunto não termina aqui, já que segundo fontes anónimas, oficiais mas não confirmadas, consegui saber que, para além de criar a ilusão para as pessoas que não terão aumentos de impostos e que irão receber mais dinheiro com os pagamentos em duodécimos, o Governo está a preparar secretamente uma nova Lei que irá abolir 10 meses do ano (ficando apenas Agosto e Dezembro, que são os meses de descanso e de férias da maioria dos políticos e quando a maioria dos serviços públicos encerram). Isto significa que se escolherem receber metade dos subsídios de férias e de Natal em duodécimos, na prática todo esse dinheiro irá reverter para o Estado através de um novo imposto.

Sem comentários: