domingo, 20 de janeiro de 2013

Mau tempo em Portugal

Durante o fim-de-semana, Portugal foi afectado por um terrível temporal que colocou quase todo o território nacional em alerta vermelho. Choveu torrencialmente e sopraram ventos ciclónicos que levaram tudo na frente. Sempre que existe um temporal deste tipo, acontecem todo o tipo de estragos, como quedas de árvores em cima de casas ou carros, inundações, quedas de postes, cortes de electricidade e de comunicações, deslizamentos de terras, quedas de coberturas de edifícios, etc.

Mas este temporal foi diferente, já que afectou também as contas bancárias e as poupanças dos portugueses. Segundo relatos o vento foi tão forte que conseguiu entrar nas contas bancárias dos portugueses, aplicando o método de força bruta muito usado pelos hackers, e levar todo o dinheiro que lá existia. Eu próprio fui um dos afectados. Quando entrei há pouco na minha conta bancária reparei que o vento tinha provocado muitos estragos:
  • Os cheques já não tinham cobertura;
  • Os cartões de crédito tinham o limite a descoberto;
  • Tinha metido água ao ter feito todas aquelas compras na época dos saldos; • Havia queda de saldos e buracos na conta;
  • O caudal de dívidas tinha subido e galgado as margens;
  • O pouco dinheiro que lá tinha foi levado pelos ventos e espalhado por outras contas bancárias (do banco, da PT, da EDP, dos seguros, etc.);
  • A conta ficou sem estabilidade e vai ruir a qualquer momento;
  • A conta bancária nem sequer tinha seguro.
Agora é tempo de calcular os prejuízos, tentar limpar a conta e seguir em frente. Ao contrário de outras pessoas, aquelas que costumam aparecer nas notícias e que tinham contas bancárias em terrenos privados de forma ilegal, feitas com pedaços de madeira, chapas de zinco, etc. eu não quero nem exijo que o governo me ofereça uma conta bancária nova.

Se também quiserem partilhar como o mau tempo afectou as vossas poupanças e estabilidade financeira, deixem o vosso comentário.

Sem comentários: