domingo, 11 de novembro de 2012

Mensagens positivas nas janelas



Ontem vi no Telejornal da SIC uma “notícia” sobre o “Projecto 19 Caracteres” de uma agência de publicidade que pretendia fazer alguma publicidade gratuita e ter algum tempo de antena na SIC para atrair novos clientes (aparentemente resultou, e por muito que pense, este assunto nada tem de material digno de notícia).

Esta empresa em questão, cujo nome não sei, não me interessa saber e se por algum motivo soubesse, também não o iria divulgar aqui, lembrou-se de “passar graxa” aos portugueses colocando mensagens “positivas” nas 19 janelas do seu escritório num prédio em Lisboa. Segundo eles, estas mensagens “positivas” serviriam para animar e motivar os Portugueses que por lá passassem que andam deprimidos com tudo o que se passa (mau governo, crise, pobreza, austeridade, desemprego, a má qualidade do Ainda Pior Blog, as derrotas do Sporting, etc.). Como se por alguma magia essas mensagens fossem resolver alguma coisa. Eu diria até, que em alguns casos até terá exactamente o efeito contrário.

O que é certo é que esta agência de comunicação e publicidade, que supostamente é composta por profissionais criativos, ficou sem ideias e então convidaram os portugueses a enviar mensagens para eles usarem (de forma gratuita, para terem ainda mais publicidade para ganharem mais clientes e saírem eles próprios da crise). As únicas regras que eles colocaram foram as seguintes: as mensagens devem ter no máximo 19 caracteres, incluindo os espaços (até nisso tiveram falta de imaginação ao tentarem imitar o Twitter) e as mensagens têm de ser positivas. Eu decidi contribuir com a minha imaginação peculiar e preparei algumas mensagens que eles poderão utilizar (não sei se têm ou não, mas deviam ter algarismos, hífenes, caracteres especiais, etc. para facilitar o processo criativo):
  • Não temos ideias
  • Queremos clientes
  • Vende-se loja
  • Sem ideias ajudem
  • Procuro emprego
  • Mensagem positiva
  • Janelas com letras
  • Aumentar o défice
  • Mais impostos
  • Mais desemprego
  • Mais pobreza
  • Mais escalões IRS
  • Mais austeridade
  • Aguenta aguenta
  • Crédito habitação
  • Ajax limpa vidros
  • Ainda Pior Blog
Com o sucesso desta campanha publicitária, a agência pretende crescer, adquirir todos os escritórios do prédio onde se instalaram para poderem utilizar todas as janelas disponíveis com textos, palavras cruzadas, etc. Mais tarde vão tentar conquistar o mundo e colocar letras em todas as janelas de todos os prédios (penso que a primeira obra literária que irão recair sobre o livro “Os Lusíadas”). Se isto correr mal e tiverem de fechar a empresa, vão abrir uma nova empresa de cortinados e blackouts com letras para que os portugueses possam mandar mensagens para os seus vizinhos.

1 comentário:

Margarida Alegria disse...

Boa! :))))
As sugestões são óptimas e realistas.
Eu teria uma outra. bastante positiva e até educativa. Seria a já célebre frase:
"Vai estudar, Relvas!"