sexta-feira, 2 de novembro de 2012

iPad Mini



A maioria das pessoas nem se apercebeu, mas a Apple lançou recentemente mais um “inovador” produto – o iPad Mini. Que é exactamente igual ao iPad anterior, mas que é mais pequeno, ou seja, tem ainda menos utilidade e também não vou perder muito tempo a explicar o que (não) tem. A conferência de imprensa (ou palhaçada, como quiserem chamar-lhe) baseou-se toda no facto de podermos segurar o novo iPad mini só com uma mão… eu também consigo segurar o papel higiénico só com uma mão para limpar a merda que faço quando uso o WC e não tento impingir o meu papel higiénico a ninguém.



O importante aqui é salientar que me parece que a Apple começou finalmente a ser desmascarada ao deixar que o mercado se aperceba que nada faz de inovador (eu já topei isto há anos, mas como tenho o pior blog de todos, ninguém leu e os que leram não deram importância). Aliás, como dizia alguém num artigo num prestigiado blog de tecnologia, a Apple luta contra tudo e contra todos, mas esquece-se da principal luta por um lugar como empresa inovadora (blog esse que costumava dar algum destaque aos novos lançamentos da Apple, mas que também já começaram a perceber o que se passa).

Os fãs da marca Apple ainda não se aperceberam que estão constantemente a ser enganados. A estratégia da Apple baseia-se na mensagem subliminar que os produtos que lançam hoje, são “muito melhores e mais inovadores” do que aqueles que lançaram anteriormente e que ao mesmo tempo são muito piores do que aqueles que vão lançar daqui a 6 meses. Os pobres coitados dos fãs ainda nem acabaram de se vangloriar com o seu produto actual e já estão ansiosos por comprar o próximo (só porque tem mais um pixel de resolução no ecrã, ou pesa menos 1 grama). Com o iPad, esta situação tornou-se ridícula, existem uns quantos iguais, que foram lançados ao ritmo de mais ou menos 6 meses, sem diferenças assinaláveis e os fãs “tiveram” de os comprar todos e nem sequer sabem o que ganharam com isso ou se tiveram qualquer vantagem. Será que estes “viciados” conseguem fazer e fazem alguma coisa com o iPad actual que não conseguissem fazer com o primeiro (ou até com outro tablet da concorrência)? Uma coisa é certa, acabaram por gastar 5 ou 6 vezes mais dinheiro ao comprarem todas as versões apenas e só para dizerem que têm o último iPad. Já agora, chama-se Novo iPad, iPad 4, iPad com ecrã XPTO, iPad normal mas numa caixa Mini, ou como é que se chama afinal o mais recente? Com o iPhone passou-se o mesmo (iPhone, iPhone 3GS, iPhone 4, iPhone 4s, iPhone 5 e eu não vejo diferenças assinaláveis de uns para os outros a não ser o nome do modelo).

Posso ainda salientar outra grande mudança que está a acontecer com a Apple. Até agora a Apple processava a Samsung por tudo e por nada, mas a Apple agora copia a estratégia da Samsung. Sou o único a pensar que o iPad Mini é uma cópia do Samsung Galaxy Note? Não gosto de tentar adivinhar o futuro, mas parece-me que o próximo produto “inovador” da Apple será uma espécie de “S Pen” como a da Samsung? Será que se vai chamar “iPen”? Fica a previsão.

O que é certo é que a Apple está a ficar para trás, ou seja, está a ficar no lugar que lhe pertence de facto e este facto ainda se vai notar mais com o renascimento da Microsoft e a sua entrada no mundo dos dispositivos móveis com o sue novo sistema operativo Windows 8, Windows RT e com o novo tablet Surface.

Podem tentar encontrar mais informação sobre o iPad Mini aqui.

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