Já há algum tempo que a Apple não lançava nenhum produto verdadeiramente revolucionário e também não o fez com o lançamento do “novo” tablet, a que deram o nome de “new iPad” (e não iPad 3 como muita gente esperava). Teríamos de recuar a 1976, quando lançaram o primeiro computador pessoal denominado de “Apple I”, para vermos algo verdadeiramente revolucionário para a época.
De qualquer forma e como é costume, a Apple com grande pompa e circunstância lá organizou mais um evento (religioso) esta semana para divulgar o novo iPad. E o que tem este iPad que o anterior ou outros tablets do mercado não tenham? A resposta, mais uma vez é “Nada”. Mas o pessoal de Marketing da Apple tentou fazer milagres e promover coisas básicas, causando a habitual histeria nos fãs da marca. Esta fidelização incondicional dos fãs não há-de durar muito enquanto for o departamento de marketing a inovar e não o departamento de desenvolvimento do produto. Fica o aviso.
Mas vamos lá às principais diferenças em relação aos anteriores modelos:
- Display Retina – A Apple alega que o novo iPad tem um display muito melhor do que o anterior e que o aparelho tem uma resolução de 2048x1536, mas na realidade os utilizadores para verem melhor têm de ir primeiro a um especialista dos olhos (oftalmologista), indicar na consulta que vêm mal, marcar uma operação a laser à retina e caso não fiquem invisuais no processo devido à troca de medicamentos, talvez consigam ver um pouco melhor o que é mostrado no novo iPad (e nos outros aparelhos todos);
- Processador A5X – o novo iPad é promovido como tendo um novo processador denominado A5X, que alegam ser diferente e mais rápido do que o anterior, quando na realidade é o mesmo processador, mas com overclock;
- Câmara de 5MP iSight – O novo iPad traz uma câmara nova de 5MP e como também isto não é nada de novo no mercado, aliás, diria até que é uma câmara obsoleta já (por exemplo o Samsung Galaxy Note tem uma de 8MP, apenas mais 3MP do que a “nova” do iPad), decidiram dar-lhe um nome especial “iSight”. É uma câmara péssima, mas tem um nome todo catita e inglês, por isso deve vender bem;
- 4G – O novo iPad vai permitir utilizar as novas redes de comunicação 4G, que por exemplo em Portugal (e na grande maioria dos países) só terá uma cobertura aceitável no ano de 2045;
- App Store – A Apple também alega que o novo iPad consegue aceder à APP Store, coisa que quase todos os anteriores produtos já fazem há algum tempo, mas na falta de mais, o desespero dita que se tente utilizar todos os recursos disponíveis para enganar o mercado;
- Smart Cover – Também é promovida a compatibilidade com a Smart Cover do iPad Anterior, o que é estranho tendo em conta que este novo iPad é diferente do anterior;
Vamos ter de esperar mais uns anos para vermos se a Apple lança algum produto revolucionário.
2 comentários:
Ena pá... tu és mesmo mauzinho... mas com piada!!
Um abraço.
Afinal o "novo iPad" também não vai ter 4G, nem na Europa, nem na Australia (pelo menos)...
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