sábado, 24 de março de 2012

Fora do alcance e da vista das crianças



A esmagadora maioria dos medicamentos possuem na embalagem, rótulo ou no manual de instruções o seguinte aviso “Manter fora do alcance das crianças.” (sim, é obrigatório terem este aviso, mas também dizem que a canja é um remédio porque faz bem e não encontro nada escrito na embalagem das pevides ou nas cuvetes de frango). Se os laboratórios que produzem e testam os medicamentos recomendam que se mantenham longe das crianças, como é que os podemos administrar? Será que já existem formas de aplicação de medicamentos à distância que eu desconheça (através da Internet, por telepatia, pela TV, etc.)?

Existem outros medicamentos que vão mais longe e que complicam ainda mais a sua administração, que são os que possuem o seguinte aviso “Manter fora do alcance e da vista das crianças.” Como é que administramos estes medicamentos longe das crianças e sem que elas os vejam? Parece-me complexo.

Mas tenho outro exemplo de medicamentos cuja aplicação me parece ser mesmo impossível – as soluções para limpeza dos olhos, como o caso da solução “Optrex”. Como é que aplicamos as gotas nos olhos de uma criança quando no medicamento indica claramente que devemos manter estas gotas longe do alcance e da vista das crianças?

(Nota: o Optrex indica que só pode ser aplicado em crianças com mais de 12 anos, mas não deixam de ser crianças, e existem outra marcas de soluções que podem ser aplicadas em crianças mais novas e que também possuem o mesmo aviso).

Sem comentários: