segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Moderador de Fóruns

Hoje lembrei-me dos moderadores dos fóruns e decidi dedicar 30 minutos do meu precioso tempo para escrever sobre eles.

Para quem não sabe, um moderador de um fórum é um ser que tenta moderar os temas e os assuntos que se discutem nesse fórum em particular e um fórum na Internet é um site onde se “fala” sobre um determinado tema. Existem fóruns sobre carros, sobre cigarros electrónicos, sobre motas, sobre informática, sobre BTT, sobre telemóveis, sobre arte, sobre casas e até existem fóruns sobre fóruns.

Mas o que existe de comum entre os fóruns e que faz com que os fóruns da internet não funcionem, quando deveria acontecer exactamente o contrário, são os moderadores. Isto porque o moderador é uma espécie de ditador virtual que governa o seu “país” a seu belo prazer ou um árbitro virtual que tenta arbitrar e impor as (suas) regras aos outros que passam pelo seu “terreno de jogo”. O moderador foi colocado no seu cargo por ser conhecido ou parente de alguém do fórum e não foi eleito pela comunidade de forma democrática e por isso um fórum baseia-se num sistema ditatorial. Eu concordo que as regras são necessárias e a moderação também, desde que sejam aplicadas com regras e com moderação, o que não acontece nos fóruns. Seja qual for o tema do fórum, todos os assuntos são permitidos desde que os moderadores gostem desses temas, porque se não gostarem, os responsáveis por esses temas incómodos são automaticamente “avisados” ou “banidos” (os famosos Warnings e Bans), ou se preferirem continuar com as metáforas, são presos, decapitados ou expulsos por acumulação de cartões.

Se estiverem num fórum e decidirem falar sobre um qualquer tema que gostariam de partilhar com o resto da comunidade, mesmo que 99% da mesma pudesse achar interessante esse tema, se o moderador não gostar do seu conteúdo, o tema será eliminado e o utilizador é logo repreendido ou banido, alegando SPAM, publicidade, ou outra desculpa qualquer, mesmo que na prática não esteja a desrespeitar qualquer regra. Mas este fenómeno não acontece a todos os utilizadores já que o mesmo tema pode ser abordado por outro tipo de membro dos fóruns sem que nada lhes aconteça… até podem utilizar exactamente o mesmo texto, mas o assunto vai ser aplaudido e mantido pelos moderadores. Denomino estes utilizadores de lambe-botas e podem ser identificados facilmente já que são aqueles que andam pelos tópicos todos a responder com textos parvos e vazios que nada acrescentam ao assunto discutido nesses tópicos e apenas o fazem para aumentarem o número de “posts”. Para além disso estes indivíduos concordam com tudo o que os moderadores escrevem apenas para lhes darem algum brilho aos sapatos virtuais já que têm como único objectivo nas suas vidas ser moderadores de um fórum qualquer. É estranho e perturbador, mas muitos destes utilizadores lambe-botas possuem posters com os Avatares dos moderadores nas paredes dos seus quartos para se satisfazerem naqueles dias em que estão sem Net e não conseguem entrar nos fóruns para venerarem os seus ídolos.

Vou tentar dar um exemplo prático para tentar explicar este fenómeno. Se se registarem num fórum sobre carros e se não tiverem dado qualquer graxa a nenhum moderador e disserem que amanhã vai chover, são banidos porque não podem fazer SPAM ou publicidade à marca X de pneus de chuva que poderão estar à venda em alguma loja de algum conhecido vosso. Se por outro lado forem um utilizador antigo, que já colocou mais de 5000 posts onde só escreveram um “smile” em todos os posts dos moderadores e disserem no fórum que amanhã vai chover, a conversa irá degenerar em pneus de chuva e então sim serão discutidas marcas de pneus de chuva e muito provavelmente irão abordar a tal marca X pela qual seriam banidos. Esse tópico, por não ter qualquer interesse para ninguém, irá ser mantido apenas pelos lambe-botas e pelos moderadores apenas para aumentarem o seu ego e o número de posts.

Mas existirá alguma forma de contornar este problema? Eu diria que sim e tenho um truque que poderá funcionar, mesmo para aqueles que queiram fazer publicidade à tal marca X de pneus de chuva. Em lugar de dizerem que amanhã vai chover ou que a marca de pneus X é muito boa, coloquem a seguinte pergunta: “Que pneus de chuva usam?” e observem se alguém responde… se aparecer alguma resposta e nenhum moderador apagar o tópico, já podem fazer publicidade à vontade e a partir desse momento terão legitimidade e poderão colocar “Eu uso a marca X que é muito boa e tem uma aderência que parece que tem cola e não gastam a borracha, custam quase zero euros.”. Podem até chegar mais longe e fazer publicidade a uma qualquer loja, caso alguém pergunte se sabem onde comprar pneus da marca X, poderão responder que na loja do vosso conhecido vendem e a preços competitivos. E já está! Conseguiram fazer publicidade sem serem banidos (a não ser que os moderadores saiam dos seus territórios, leiam isto e apaguem todos os posts e utilizadores que existam nos seus fóruns para evitar que alguma conversa degenere em algo que não gostem).

1 comentário:

Margarida Alegria disse...

Então, o concurso de blogs? Os resultados provisórios estão "Ainda piores" do que esperávamos! :)))
Há blogs com máquinas imensas de votação! LOL
Em contrapartida há pessoas sem qualquer sentido de humor e auto ironia, eheh! É espreitar o que me aconteceu aqui:
http://margarida-alegria.blogspot.com/2012/01/os-votozinhostoca-votar-neste-blog.html?showComment=1326819696799#c5915479147654904581
Enfim...
Abraço! :)