domingo, 10 de maio de 2009

Sistemas Surround 11.1



As empresas de sistemas de som estão sempre a inovar na qualidade dos seus produtos. Prova disso será o novo sistema de surround da empresa Audyssey Labs, que deixará os habituais sistemas 5.1 à distância. Isto porque vão lançar o DSX “11.1”, sim 11.1. É um sistema que adiciona mais 6 pontos de som aos tradicionais 5.1, elevando para 11 o número de “colunas” que compõe o home cinema. A imagem seguinte mostra o DSX 9.1, pelo que o novo sistema terá mais duas colunas que este:



Segundo a empresa, as pessoas conseguem ouvir sons de um maior número de origens e direcções do que aquelas que os habituais sistemas de som proporcionam. Na minha opinião, este sistema, por muito bom que seja, nunca será capaz de projectar som ao nível da Manuela Moura Guedes ou da Júlia Pinheiro. Terão de colocar o pessoal do departamento de I&D a trabalhar um pouco mais para atingir tais sons…

Estes novos aparelhos, para além de trazerem uma melhor qualidade do som para os nossos lares, trazem toda uma panóplia de outras vantagens:
  • Divertimento – Podem fazer-se inúmeros jogos com estas colunas, como tentar andar pela sala sem tocar ou deitar a baixo nenhuma delas; montar e desmontar o sistema tal como se fossem puzzles, etc.;
  • Poupança – Não é necessário adquirir móveis para a sala, já que as colunas ocupam todo o espaço existente;
  • Segurança – Se por um lado é muito complicado a um gatuno gamar todas as colunas do sistema rapidamente para não ser apanhado, por outro lado, poderá colocar-se um DVD no sistema, que ligado ao alarme, emitirá sons equivalentes a 11 pessoas espalhadas pela casa, dissuadindo os larápios: “Estás cercado!”, poderá ser esta a frase de dissuasão.

Sem comentários: