sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Camisola de Lã



No outro dia lavei uma das minhas camisolas de lã na máquina e aconteceu algo surpreendente: já não me servia. Eu ainda pensei que o problema estivesse relacionado com alguma mutação do meu corpo, fruto dos rojões que tinha comido no dia anterior não estarem ainda completamente processados e em movimento em direcção à ETAR daqui da zona. Afinal o problema foi que a camisola tinha encolhido. Fiquei um pouco aborrecido com este acontecimento até porque o tempo tem estado fresquinho e isto de andar sem roupa, aleija.

Debrucei-me algum tempo sobre este assunto e descobri que as camisolas de lã têm origem nas ovelhas e por isso são fabricadas no sector pecuário e não no sector têxtil (contrariamente ao que a maioria das pessoas pensa). Descobri também um mito que diz que as camisolas de lã encolhem se forem lavadas com água quente…não acredito nisto porque as ovelhas também não encolhem quando tomam os seus duches e banhos de imersão de água quente. Por acaso, eu até tinha lavado a minha camisola com água fria, por isso a razão pela qual ela encolheu deve ter sido outra.

Uma vez que não descobri ainda o porquê da minha camisola ter encolhido, decidi pesquisar como fazê-la voltar ao tamanho original. Analisei com cuidado a vida de uma ovelha e cheguei à conclusão que as ovelhas, quando são alimentadas com erva, feno e rações, crescem, e com elas, crescem também os seus fatos de lã. Peguei então numas tábuas de madeira, pregos e num martelo, construí um curral para ovelhas e coloquei a camisola no seu interior. Comecei a empanturrar a camisola com feno 3 vezes ao dia e passada uma semana já começava a ver os primeiros resultados: a camisola começava a engordar.

Para grande pena minha, ontem descuidei-me, deixei a porta do curral aberta e a camisola fugiu-me. Aproveito para deixar aqui o apelo para entrarem em contacto comigo se a virem por aí a pastar nalguma rotunda. A camisola é bastante mansinha pelo que posso garantir que não correm perigo se a tentarem apanhar.

Apesar de estar a obter bons resultados a colocar a camisola no seu tamanho original, gostaria de alertar que é um processo bastante moroso e dispendioso, pelo que fica mais barato comprar outra camisola. De qualquer forma, se souberem de outras boas dicas de como voltar a esticar as peças de lã encolhidas, agradeço que mas enviem.

2 comentários:

Anónimo disse...

Oi querida amiga!
Encontrei o seu recado porque me aconteceu o mesmo a uma camisola.
Mas, eu ainda não encontrei solução. Mas resolvi um pouco esticando a com o ferro, mas com muito cuidado, borifando ao mesmo tempo.

Abraços.

Bem Dispota

Anónimo disse...

Oi amiga!
Encontrei o seu blog, porque me aconteceu o mesmo.
Mas eu consigo aumemtar o tamanho passando a camisola aferro ainda molhada. Mas com um pano por cima .

Abraços

Bem Disposta