domingo, 17 de novembro de 2013

Máquina que Torra, Mói e Faz Café



Uma empresa alemã desenvolveu uma máquina de café, que para além de fazer o café, também é capaz de torrar os grãos do café, moer esses mesmos grãos e depois faz o café. A empresa chama-se Bonaverde Coffee Changers e está neste momento a obter fundos através do Kickstarter para financiamento da produção da referida máquina (e já conseguiram obter mais de 325.000,00$).

Vejam o vídeo:


Na minha opinião a máquina não me parece terminada. Se pretendiam uma máquina o mais completa possível, penso que deveriam ter considerado dois passos importantes da vida do café para incorporarem na máquina: a plantação do café e o destino que o café toma depois de ser bebido. Como tal apresento o meu novo conceito de máquina de café que já contempla estas duas fases. A máquina passará a ter dois novos acessórios que explico de seguida:
  • Plantação – Para a plantação do café decidi acoplar um vaso de parede onde as pessoas podem colocar uma semente de café para que esta se transforme em planta do café e dessa forma poder produzir os grãos de café necessários.
  • Evacuação – Uma vez tomado o café, as pessoas necessitam de o evacuar. Para isso acoplei um mictório na parte lateral da máquina de café para que as pessoas possam urinar. Bem sei que pode parecer um bocado machista ter colocado um equipamento de WC para homens (mas na realidade pareceu-me acertado porque a equipa que idealizou a máquina é composta por 3 homens e eu também sou homem). Para além disso, as mulheres reivindicam que os homens urinem sentados para não sujarem os aros/tampos das sanitas, e desafio as mulheres a urinarem de pé para verem se é fácil. De qualquer forma, este é apenas um protótipo que poderá evoluir para a colocação de uma sanita como opção.
  • Reciclagem – Tanto quanto percebi, a máquina original aproveita o calor gerado na torra do café para aquecer a água que vai dar origem ao café líquido. Os acessórios que inventei também se podem interligar com estes sistemas. A água que sobra da rega da planta do café pode ser filtrada para ir para o reservatório de água. A urina, como sai quente, também pode ser utilizada para aquecer a água do café.

Vejam o novo protótipo que melhora consideravelmente a máquina Bonaverde original:

Sem comentários: