terça-feira, 14 de maio de 2013

Fim das Moedas de 1 e 2 Cêntimos



A Comissão Europeia está a ponderar acabar com as moedas de 1 e 2 Cêntimos de Euro uma vez que segundo estudos, estas moedas não servem para nada, a não ser para darem prejuízo na sua produção. Segundo algumas contas efectuadas com recurso a folhas de cálculo Excel sem erros nas fórmulas, a produção destas moedas “pretas” já causou um prejuízo total de 1.4 mil milhões de euros desde 2002.

Muitas pessoas pura e simplesmente não utilizam estas moedas, não as aceitam nos trocos e as poucas que manuseiam vão ficando as mesmas acumuladas em caixas, em mealheiros, debaixo dos sofás, nos tubos das máquinas de lavar roupa e muitas vezes são mesmo destruídas ou deitas fora. As que são mais usadas acabam por gastar e desaparecem em pó. Resumindo, estas moedas não valem mesmo nada para a esmagadora maioria das pessoas (valem Zero Cêntimos).

Se esta medida avançar na Europa, iremos assistir a uma corrida aos ajustes de preços de todos os produtos que custavam qualquer coisa e 99 cêntimos, aterrorizando os comerciantes que utilizava esta técnica para enganar os consumidores. Falta saber se os preços serão arredondados para cima, para baixo ou multiplicados por 2 (como aconteceu com a saída do Escudo e a entrada do Euro).

Enquanto a Comissão Europeia não toma uma decisão final quanto ao destino a dar a estas moedas, eu encontrei algumas formas que poderão colocar em prática para se verem livres destas moedas sem muitos transtornos. Sempre que se queiram desfazer de uma moeda destas, sejam de 1 ou 2 cêntimos, ou simplesmente queiram desfazer-se de alguns cêntimos (mesmo sem terem na vossa posse moedas físicas), poderão fazê-lo através de transferência bancária para a minha conta pessoal. Podem juntar vários cêntimos para não andarem sempre a transferir pequenas quantias e dessa forma, por um lado vêm-se livres dessas moedas tão incómodas ou simplesmente arredondam as vossas contas bancárias para não terem casas decimais e por outro estarão a contribuir para a poupança de recursos preciosos que serão necessários para devolver e tratarem todas essas moedas que ficarão obsoletas. Não se esqueçam que estarão também a contribuir para a minha saúde financeira já que com cada 1000 Euros doados, 1000 desses Euros revertem a favor dos meus gastos.

Se quiserem saber o meu NIB para transferirem o vosso dinheiro que não vale nada, enviem um e-mail a solicitar ou deixem um comentário neste post.

Sem comentários: