sábado, 4 de junho de 2011

Onde Votar


Amanhã, dia 5 de Junho, é dia de voto nas eleições legislativas de 2011 e somos confrontados com dois grandes desafios. O primeiro desafio passa por decidirmos em que partido votar, o que é complicado porque as pessoas (pelos mais diversos motivos) não se revêem com nenhum deles. O segundo desafio é sabermos onde votar já que paira no ar a desconfiança sobre se devemos votar num local ou em outro.

Enquanto que para o primeiro desafio não vos posso ajudar e cabe a cada um de vocês decidir se vota no partido menos mau, se vota em todos ao mesmo tempo para tentarem criar e eleger uma super coligação com todos os partidos e dessa forma fazer com que o governo passe mais tempo a governar e não em discussões todos os dias sobre leis e outros assuntos, ou se vota em branco, ou seja, um voto de desprezo por todos os partidos e que simboliza que deixará os outros elegerem o governo por si. Para além destas três opções cívicas, existe sempre a quarta opção que é faltar à chamada de cidadania e ir para a praia apanhar sol.

Quanto ao segundo grande desafio para amanhã, que é descobrirem a resposta à pergunta “Onde votar?”, aí já posso dar umas dicas já que existe um site e um serviço de SMS do Ministério da Administração Interna que permitem descobrir onde deve votar cada eleitor. Se fazem parte desse grupo de pessoas que ainda não sabe nem se preocupou em saber até ao último dia (que presumo que serão bastantes), deixo aqui o link para o site onde poderão introduzir o vosso número de Bilhete de identidade ou de Cartão de Cidadão e a vossa data de nascimento, carregam em pesquisar e irão descobrir o vosso número de eleitor e a freguesia ou distrito consular a que pertencem. Se mesmo tendo Internet e estarem a ler este post através da Internet não vos apetecer abrir uma nova janela de browser e visitarem este site, e pretenderem seguir a recomendação da Organização Mundial de Saúde que sugere o envio de SMS porque os telemóveis poderão provocar cancro, poderão descobrir a mesma informação através de SMS. Para isso deverão enviar um SMS (grátis) para o número 3838 escrevendo RE espaço nº de BI ou CC espaço Data de Nascimento no molde AAAAMMDD. Com esses dados, o resto da decisão de escolha é vossa.

Poderão encontrar mais formas de obter estes dados e outras informações sobre este assunto aqui.

Sem comentários: