sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Microsoft Kinect



A Microsoft lançou no passado dia 10 de Novembro em Portugal (e em toda a restante Europa) o novo Kinect para a consola XBOX 360 (que começou por se chamar de projecto Natal, e por curiosidade, foi mesmo lançado a tempo para o Natal). Como é que isto funciona? É fácil: os movimentos do nosso corpo são detectados pelos sensores do Kinect e dessa forma, podemos jogar sem qualquer comando. Basta colocarem-se em frente ao aparelho e à frente da TV e mexendo o corpo, já poderão começar a jogar. Vejam os seguintes videos de apresentação:





No site oficial para Portugal conseguimos ler que existem “Jogos Kinect para Todos”, a mim não me parece que esta informação seja verdade, até porque no site apenas encontrei 6 e os aparelhos vendidos em apenas 3 dias foram muitos mais do que 6. E são todos jogos infantis, de dança e de fitness, ou seja, não existem ainda jogos para homem.

Estive a pensar cerca de 30 segundos e consegui inventar vários jogos que podem ser propostos à Microsoft ou a outras empresas que produzam jogos para serem desenvolvidos e colocados à venda. Mas para isso o Kinect terá de evoluir para disponibilizar mais uma funcionalidade, necessária para as minhas inovações. O Kinect terá de, para além de detectar as pessoas como sendo os jogadores, deverá também detectar os objectos existentes na sala ou quarto onde está instalado, transformando-os em objectos dos cenários dos níveis dos jogos. Desta forma, as pessoas, ao interagirem com objectos reais e fazendo coisas reais, estarão também a jogar (é quase como no jogo WiiWaa da Nintendo Wii, mas sem comando). Vejam apenas algumas das ideias que eu tive:
  • Kinect Cleaning – É um jogo para adolescentes preguisosos que não arrumam os seus quartos. Este jogo detecta a imundice existente nos quartos, como a roupa suja espalhada pelo chão, migalhas de bolachas na carpete, posters de mulheres cheios de manchas brancas, etc. e o objectivo do jogo é deixar o quarto todo arrumado, mas o jogador só vai passando os vários níveis se arrumar de facto a tralha do quarto, sendo que o último nível do jogo obriga o jogador a ter de fazer a cama, algo impensável na juventude de hoje.
  • Kinect TPC – É um jogo que diverte os miúdos enquanto estes fazem os trabalhos de casa e estudam. Para além dos jogadores irem passando de nível no jogo, vão também passando de ano na escola, tornando-se adultos daqueles inteligentes e com emprego.
  • Kinect Kamasutra – Enquanto que os jogos anteriores foram idealizados para crianças, este é vocacionado para adultos. No modo “Single Player”, preparado apenas para um jogador de cada vez, o jogador vai passando de nível enquanto se diverte sozinho a descobrir a sua sexualidade. A versão “Multiplayer” permite que os jogadores passem nível após nível, através de loucas orgias e inúmeras posições atingindo o clímax, quer na realidade, quer no jogo. O jogo irá estar preparado para jogadores do sexo feminino, masculino e para relações heterossexuais, homossexuais e bissexuais. Como este será um jogo para maiores de 18 anos, o Kinect irá detectar automaticamente a idade dos jogadores.

Se estiverem interessados em adquirir o aparelho com o jogo “Kinect Adventures Xbox 360” podem fazê-lo na FNAC, por exemplo, por €149,99. Mas lembrem-se que necessitam de uma sala muito ampla e uma televisão grande, ou seja, é um jogo de ricos. Mas eu tenho a solução para os pobres… Se não tiverem dinheiro nem para a consola XBOX 360 nem tão pouco para o Kinect ou sequer para a TV LCD de 42’’, podem sempre abrir a porta do roupeiro e gesticularem, dançarem e saltarem em frente ao espelho, jogando ao que pretenderem, que na prática, vai dar exactamente ao mesmo, com a grande vantagem de não gastarem o dinheiro e nem sequer gastarem electricidade com a TV e consola.

Só por curiosidade e para perceberem o porquê de ter aparecido o Kinect, vou revelar que a PT (através do meo) tem andado a perseguir incansável e secretamente a Microsoft, numa guerra que parece não ter fim. Primeiro, a PT lançou o meo e desde então que afirmam que o comando é deles… por isso a Microsoft viu-se obrigada a ter de inventar uma tecnologia para jogar sem o comando. Agora que já existe o Kinect e a Microsoft já não precisa de comandos, a PT lançou na Codebits e durante esta semana o meo jogos, uma tecnologia que para já apenas permite aos jogadores jogarem online qualquer jogo sem terem um PC muito potente, mas que no futuro permitirá aos jogadores jogarem na TV sem terem sequer uma consola. Isto significa que a Microsoft irá ficar também sem as consolas e terá de aproveitar a minha ideia e começar a vender espelhos.

Sem comentários: