sábado, 10 de abril de 2010

Vencedores Super Blog Awards 2010



O AindaPiorBlog no Twitter foi o vencedor da categoria de Microblogging da segunda edição dos Super Bock Super Blog Awards.



Isto só foi possível por seis razões:

  1. Porque invisto imenso tempo no AindaPiorBlog. Obrigado a mim próprio!
  2. Porque a Google criou o serviço Blogger.com e ainda não me expulsaram dos seus servidores. Obrigado Google pelo apoio!
  3. Porque alguém se lembrou de inventar uma forma de comunicar parecida aos SMS, mas Online, a que deram o nome de Twitter. Obrigado Twitter por alojar os meus textos maus (não tão maus como os que aqui coloco porque estou limitado ao espaço de 140 caracteres)!
  4. Existem por aí bastantes pessoas que conseguiram resistir a vontade de votar nos blogs com qualidade e nos seus blogs preferidos para perderem tempo a votar numa versão mais pequena, apenas com 140 caracteres por post, do AindaPiorBlog. Obrigado aos que votaram e que levaram o blog à fase final do concurso!
  5. Gostaria também de agradecer às pessoas que não votaram no AindaPiorBlog uma vez que me dão imensa força para continuar a escrever aqui. Obrigado!
  6. Os membros do Júri decidiram que nesta edição dos Super Blog Awards os blogs maus também deveriam ser premiados (talvez para incentivarem os bloggers que os gerem a gastar o dinheiro em algo em que sejam realmente bons) como tal, o AindaPiorBlog venceu a sua categoria. Obrigado ao Júri pela coragem em atribuírem este prémio ao pior blog de toda a blogosfera!

Antes de abordar os vencedores das restantes categorias e o Super Vencedor desta edição, gostaria de sugerir que a organização dos Super Blog Awards avaliasse as muitas críticas que por aí andam e reflectissem para chegarem a novas regras para a próxima edição. Se não pretenderem perder muito tempo com isso, podem adoptar algumas das que vou aqui deixar:

  • Alargarem os prazos de inscrição de Blogs, porque o actual é muito curto… conheço pessoas que queriam inscrever os seus blogs e quando piscaram os olhos, já o prazo tinha terminado e já tinham elegido o vencedor;
  • Introduzirem mais e melhores regras para controlarem as votações, uma vez que nesta edição e tal como aconteceu na anterior, toda a gente assistiu impávida a blogs sem qualquer mérito vencerem as suas categorias (sim, estou-me a referir à categoria de “Humor e Entretenimento”… nas outras é provável que também tenha havido alguma coisa, mas como estive mais atento a esta categoria vi este ano um blog, nos últimos dias de votação, ser prendado com a passagem à fase seguinte grassas ao “milagre da multiplicação dos votos”, (a palavra “grassas” foi escrita propositadamente com dois “s” e já vão perceber porquê…) ou deveria dizer: “o milagre da multiplicação dos pães”…ou melhor ainda, “o milagre da multiplicação dos pães com chouriço”… e agora para ser mesmo directo: “o milagre da multiplicação dos pães com chourisso”. É incrível o que se consegue fazer e validar com o IP da máquina que está a visitar o site do concurso… e que me dizem das validações dos votos por e-mails e algoritmos para detectarem padrões nos dados de inscrição, como e-mails e passwords iguais/parecidas, etc.
  • Não incluam regras no Regulamento como a seguinte se depois não estão a pensar em cumpri-las: “Quaisquer blogs que incluam ou venham a incluir durante a duração do passatempo qualquer forma de conteúdo calunioso, racista, sexista, discriminador ou obsceno, estão excluídos da participação”;
  • Durante a fase de votação não deviam destacar apenas os 10 primeiros blogs de cada categoria, até porque os que começam com poucos votos nunca recebem visibilidade e nunca são visitados pelos visitantes que visitam o site do concurso. Proponho que mostrem 10 blogs de forma aleatória e equitativa independentemente do número de votos que tenham, para dar hipóteses também aos desconhecidos e os que são mais recentes na blogosfera.

Os membros do Júri foram os seguintes (foi talvez a primeira e última vez que alguém importante e conhecido da sociedade leu as coisas parvas que eu tenho escrito):

  • Fernando Alvim – apresentador de TV
  • Alberta Marques Fernandes – jornalista e pivot de TV
  • Maria João Nogueira – responsável pelos Blogs do Sapo
  • Pedro Rolo Duarte – jornalista

Voltando aos vencedores… Foram apurados para a última fase do concurso 80 dos mais de 1600 blogs inscritos. Estes 80 foram esmiuçados pelos membros do Júri ou então escreveram os nomes dos blogs em pequenos pedaços de papel, introduziram esses papeis num saco e sortearam os vencedores enquanto faziam coisas mais importantes do que ler blogs como este. Todos os blogs foram pontuados e ordenados num ranking para eleger o Super Vencedor e o AindaPiorBlog no Twitter ficou em 25º dos 80 (ou melhor dizendo, dos mais de 1600 inscritos). Podem consultar o ranking completo no blog oficial dos Super Blog Awards.

O grande vencedor da 2ª edição dos Super Bock Super Blog Awards foi o blog “Reflexões de um cão com pulgas” tendo vencido também a categoria “Generalista” com uma pontuação global de 13.6. Aproveito para felicitar o blogger Pedro Aniceto, o Cão e as Pulgas pela obtenção deste prémio.

Os restantes vencedores foram os seguintes:

Categoria Pessoal e Menção Honrosa de Melhor Design:
Lady oh my Dog!

Categoria Ciência, Ambiente e Energia e Menção Honrosa de Blog Revelação:
O Único Planeta que Temos

Categoria Multimédia:
olhar a palavra

Categoria Política e Economia:
Darusia

Categoria Cultura e Lazer:
As Minhas Receitas

Categoria Música:
vai uma gasosa?

Categoria Desporto:
Negócios do Futebol

Categoria Tecnologia e Internet:
Pmol Blog

Categoria Criatividade e Design:
melro azul

Categoria Angola:
Menina de Angola

Categoria Institucional:
Clinique Portugal

Categoria Responsabilidade Social:
Pata Vermelha

Categoria Humor e Entretenimento:
Chouriço

Categoria Microblogging:
AindaPiorBlog no Twitter

Marketing e Comunicação:
Viciada em reportar

Tal como eu estou cansado de escrever este post, que já comecei ontem e não consegui acabar, também os poucos leitores que conseguiram aguentar e ler isto até ao fim devem estar cansados. Mas para compensar, deixo aqui o aviso que estou a planear o que vou oferecer para festejar esta micro-vitória, tal como prometi no outro dia. Fiquem atentos às novidades enquanto eu vou meter os dedos em água fria…

6 comentários:

Torres disse...

parabéns pá!

um abraço :)

melro disse...

enapá! caganda texto acerca do concurso!!!

antes de mais parabéns pelo "supermicroblog" :)

a brincar a brincar há aqui muita coisa séria. li há uns tempos, já depois de me inscrever, num blog sobre seo, que este concurso não promove nem premeia o "melhor blog". promove e premeia sim os que obtiveram mais votos entre os que estão inscritos e aceitaram participar neste concurso de uma empresa privada. ponto final parágrafo.
se oferecer coisas no blog ou se já tiver uma legião de fãs essa parte está assegurada, senão é preciso cravar aos amigos e família toda para conseguir uns votos para aparecer no top 10 do ranking da categoria (foi o que fiz), meio caminho andado para se ter mais visibilidade.

outra questão é "o melhor blog" nacional ou angolano precisar de fazer publicidade a uma marca de álcool durante n meses para poder ser reconhecido como tal... se fosse um concurso interessado apenas na blogosfera bastaria elegermos o que consideramos melhor, provavelmente os abruptos e as pipocas ganhariam, com tanto seguidor e tanto "peso" que têm.
aqui chega-se ao top 5 por votação e não forçosamente por mérito.
há dezenas, centenas, de blogs que não foram sequer vislumbrados por não terem sequer conseguido arrancar no início da partida! (só me lembro dos desenhos animados "wacky racers").
eu perdi bastante tempo a ver e comentar os escondidos, nas categorias que me interessavam e as que não tinham tipo 80 páginas, como a pessoal ou generalista, aí perderia um tempo de que não disponho, e vi blogs bem interessantes.
a parte da votação é uma excelente forma de aumentar exponencialmente a base de dados da cervejeira, sobretudo de e-mails.

enfim, cada um retira o que lhe interessa destas experiências. eu participei porque queria chegar a mais gente e não apenas ao meu círculo de amigos, tão simples como isso. e fiquei contente de o ter conseguido. se se vai repercutir em mais leitores fiéis, isso não sei mas, tendo um blog recente (desde Outubro), já é um bom ponto de partida.
posso acrescentar que serviu para encontrar blogs com os quais me identifico e que incluí no blogroll.
acho a unha extraordinária e não compreendo a votação e a sala da beta, institucional, bate aos pontos a marca de cosmética. mas como não sou júri...
ah, a miss fotogenia e a miss simpatia não costumam ser a miss mundo...

e parabéns novamente :)

AindaPiorBlog disse...

Para um "caganda" texto, um caganda comentário ;)

Obrigado pelas tuas (muitas) palavras.

Unknown disse...

Parabéns para ti também.

Abraço :-)

Sway disse...

Muitos Parabens desta leitora assídua!

AindaPiorBlog disse...

Obrigado.

(não sabia que tinha leitoras assíduas...)