quarta-feira, 7 de abril de 2010

Origem das Shape-ups



Ontem abordei aqui as novas “sapatilhas” Shape-Ups das Skechers que servem para ficarmos em forma enquanto caminhamos com elas… Hoje venho divulgar a origem desta inovadora tecnologia, explicando como foi que os designers, investigadores e cientistas da Skechers se inspiraram para criar estas “sapatilhas”.

Tudo aconteceu quando um dos cientistas da Skechers estava sentado, num banco de jardim de uma movimentada zona de passeios ao ar livre, a observar as pessoas que por lá iam passando a caminhar para perceber o que poderia introduzir de inovador no calçado da sua empresa para deixar a concorrência à distância.

Havia por lá pessoas de todas as classes sociais, a fazerem as mais diversas actividades. Havia pessoas a correr, pessoas a descansar, pessoas a passear em família, pessoas deitadas na relva, pessoas a passear os seus cães, homens suspeitos vestidos com gabardines e sem calças, crianças a jogar à bola, extra-terrestres a fazer pic-nics, polícias a comer donuts, etc. Foi então que o cientista viu uma senhora que ia a passear o seu cão de raça chiuaua. O cão parou de repente e com os olhos bem abertos começou a puxar e fez um monte de cocó quase do seu tamanho mesmo mesmo no meio do passeio. A senhora não limpou a porcaria que o seu animal de estimação fez, não porque não quisesse fazê-lo, mas sim porque o saco que ela trazia consigo para apanhar as fezes não chegava para aquilo tudo. Como os agentes da autoridade que por lá andavam não repararam, a senhora foi-se embora apressada sem limpar o que o seu canídeo sujou, enquanto o cientista ficou indignado com o que se estava ali a passar…

Entretanto passou um casal de jovens a correr que por ali costumava fazer jogging e o rapaz distraído, não viu o monte de cocó e acabou por pisá-lo, tendo ficado com a sola da sapatilha toda suja com todo aquele cocó. A rapariga virou-se para o rapaz e pelo meio das gargalhadas lá conseguiu dizer: “Parecia que estavas na Lua… Então tu não viste o cocó?”. Foi neste preciso momento, ao ver a sapatilha do desportista com um monte de cocó que se deu um click na cabeça do cientista e a sua lâmpada das ideias se acendeu (vou fazer aqui um pequeno parênteses para informar que a lâmpada do cientista não era uma lâmpada incandescente, mas sim uma daquelas economizadoras porque ele se preocupava com as questões ambientais). O cientista associou imediatamente o amortecimento provocado pela camada de cocó na sola da sapatilha à possibilidade de as pessoas caminharem com umas sapatilhas amortecidas, imitando os astronautas a caminharem com leveza na superfície da Lua.

O cientista puxou imediatamente do seu bloco de notas e começou a rabiscar esta ideia fantástica. Estes riscos iniciais deram mais tarde origem às imagens em 3D que vou divulgar de seguida e que foram desenhadas pelos designers da Skechers com o auxílio do Google Sketchup:











A verdade é que a Skechers conseguiu deixar a concorrência à distância, pelo menos do protótipo original, uma vez que o cheiro a cocó era insuportável.

Tal como é costume, vou terminar este texto propondo novos nomes para estas “sapatilhas” um pouco mais apropriados do que Skechers Shape-ups:
  • Skechers Shit-up
  • Skechers Shit-Happens
  • Skechers Chiuaua
  • Skechers Sketchup

3 comentários:

Luis Baptista disse...

Parabéns pela tua vitória no microblog. Fico sinceramente contente.

Abraço

AindaPiorBlog disse...

Obrigado.

Em relação ao "vencedor" da categoria de Humor, fiquei chocado... pensei mesmo que ias vencer aquilo com uma Unha às costas! Não desanimes e continua com o bom trabalho.

Anónimo disse...

Tá explicado porque meu sapatenis da sketchers fede a novo até hoje. Virou decoração do terraço porque o odor que deixava dentro de casa era insuportável!!!