quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Google Street View



A Google lançou recentemente em Portugal o serviço Google Street View que possibilita visualizar, ao nível do solo, imagens fotorrealistas em 360 graus (ou mais) das ruas. Para experimentarem um pouco deste poderoso serviço, basta acederem ao site maps.google.com e seleccionarem o bonequinho amarelo no canto superior esquerdo, largando-o no mapa numa das ruas mapeadas. Este serviço tinha sido disponibilizado há algum tempo noutros países e só agora chegou a Portugal. Em primeiro lugar foram disponibilizadas as cidades de Lisboa e Porto, mas sei de fonte segura (eu próprio) que a próxima será Braga. Digo isto porque também eu fui apanhado pelo Opel Astra Vermelho do Google enquanto catalogavam uma das ruas de Braga. Aproveito para lançar o desafio: vejam se me encontram e comentem este post com a localização exacta ou link do Google Maps.

Adiante, desde que o serviço foi disponibilizado tem surgido muitas vozes de revolta sobre a privacidade das pessoas uma vez que eram fotografadas e expostas publicamente. Muitas dessas vozes são das mesmas pessoas que publicam fotos pessoais nos seus perfis do MySpace, Facebook e Hi5… Na Suíça, por exemplo, a Google foi proibida de fotografar as ruas e cidades e foi obrigada a desactivar o serviço.

Estas questões de privacidade levaram a que a Google tivesse que desenvolver um software que fosse capaz de desfocar todas as caras das pessoas e as matrículas de todos os carros fotografados pelos seus carros. Apesar de existirem muitos engenheiros informáticos inteligentes na Google, o software criado não é infalível.

Vejam o resultado do processamento da foto da Manuela Moura Guedes por parte do software. À esquerda podemos ver a imagem antes do processamento e à direita podemos ver a imagem depois do processamento:



Eu até compreendo que o software não considere aquilo como sendo uma cara de uma pessoa.

Seja como for, as pessoas podem preservar a sua privacidade e não constarem nas bases de dados deles. Para isso existem duas hipóteses:
  1. Antes de o carro passar: poderão arranjar um pedaço de cartolina branca, colocarem o texto seguinte e andarem sempre com ele e quando virem o carro, viram o texto para as câmaras e o software detecta que não vos poderá fotografar:
    # robots.txt
    User-agent: GoogleCar
    Disallow: Me
  2. Depois de o carro passar: poderão pedir ao pessoal da Google para removerem a imagem onde aparecem.

Apesar de considerar este serviço como sendo muito bom, o que é raro tendo em conta a minha visão das coisas, decidi criar um serviço muito melhor e que poderá ser implementado também pela Google. Chamei este serviço de Google Strip View. E é muito simples de implementar, basta pegarem nos carros que já têm, contratarem uma stripper para cada carro, arranjarem música de striptease para colocarem no auto-rádio e depois podem varrer todas as ruas com as mulheres a dançarem nuas agarradas ao varão de suporte das câmaras enquanto tiram fotos aos transeuntes. Vejam a minha sugestão de apresentação do serviço:



Aposto que com este serviço, as pessoas, principalmente os homens, não viravam a cara ao carro da Google. Se a Google decidir avançar com este serviço, recomendo que o software de desfocagem deles seja adaptado para desfocar também a zona das braguilhas dos homens.

Sem comentários: