domingo, 19 de julho de 2009

Sangue Gay



O Ministério da Saúde informou recentemente que os homens que tenham indicado que praticaram sexo homossexual, ou seja, com outros homens, não poderão doar sangue. Segundo o ministério, os homens homossexuais têm comportamento de risco e poderão colocar em causa a vida dos potenciais receptores. Esta atitude do Ministério da Saúde leva-nos a duas possíveis conclusões: ou o sangue que é doado pelas pessoas não é submetido a análises e testes que comprovem que pode ser introduzido em segurança em pacientes que o necessitem; ou os homossexuais têm doenças raras que ainda não são detectadas.

Eu fico inclinado pela primeira hipótese, ou seja, o Ministério farta-se de pedir às populações que doem sangue, e depois como recebem muita quantidade, não têm tempo de a testar toda. O único teste conhecido que eles fazem, é o tal inquérito que os dadores preenchem numa folha de papel e que determina se o sangue é bom ou não e que também discrimina os homossexuais que coloquem uma cruz no “sim” como resposta à pergunta “Praticou sexo (de risco) com outros homens?”. Esta polémica toda está a afectar os relacionamentos homossexuais dos homens que pretendem doar sangue no futuro, já que “matam“ os relacionamentos com os seus parceiros, enveredando pelo celibato, em prol do salvamento da vida de desconhecidos.

Uma vez que não acredito que o Ministério da Saúde vá alterar a sua posição em relação a este tema num futuro próximo, resta-me deixar aqui algumas sugestões de perguntas para adicionarem ao inquérito e que irá determinar outros dadores de risco que pretendam doar sangue para salvar vidas:
  • “Pratica base jumping?”
  • “Pratica down-hill (urbano ou não)?”
  • “Conduz ou pensa conduzir no futuro um SMART em auto-estrada?”
  • “Faz street-racing com “carros” Fiat Uno cheios de garrafas de NOS?”
  • “Fuma enquanto abastece combustível?”
  • “Lê ou pretende ler no futuro o AindaPiorBLog?”

Sem comentários: