Algumas destas empresas de crédito são a Cofidis, a Cetelem, a Credial, a GE Money e acho piada aos slogans que eles usam para nos apanhar:
- Credial – A Credial tem um slogan em que a pessoa pode pagar mais depressa ou mais devagar e ainda oferecem uma moldura digital porque sabem à partida que a pessoa vai ter que lhes pedir outro empréstimo para conseguir comprar uma máquina fotográfica digital para conseguir tirar fotos para colocar nessa mesma moldura;
- GE Money – A GE Money oferece entre 6000 a 10000 Euros para remodelar a casa com mensalidades que baixam ao longo do tempo, mas na realidade o que vai baixar ao longo do tempo são as hipóteses de uma vida melhor das pessoas que adquirirem este tipo de produtos;
- Cetelem – A Cetelem oferece um produto que vai até ao montante de 50000 Euros e dizem que as pessoas não precisam de fazer ginástica! Eles dizem isso porque as pessoas vão começar a usar mais o carro porque oferecem um GPS e sem sorteio! Até poderiam oferecer 50000 GPS que continuariam a ter lucro com este tipo de produto;
- Cofidis – A Cofifis tem um slogan de Vida Livre, neste caso só se for dos proprietários da Cofidis e nunca dos seus clientes que não serão capazes de ser livres destes empréstimos!
Vou dar aqui um exemplo de um dos créditos da Credial para verem como é apetitoso:
- Quantia de 5000 Euros;
- Oferecem uma taxa de 19,14 %;
- Prazo de 98 meses;
- Prestações de 120 euros por mês;
- No final do prazo e se não existirem aumentos de taxas e quantias escondidas em letras minúsculas nos contratos o cliente terá pago: 10680 Euros.
- Abrem uma conta;
- Colocam lá todos os meses 150 euros;
- Fazem isto durante 33 meses e no final do prazo têm os 5000 Euros;
- Têm ainda a flexibilidade de pouparem mais ou menos do que 150 Euros por mês sem que ninguém lhes retire os seus bens, como a casa, carro, etc.
- Podem colocar o dinheiro em contas a prazo e ainda recebem juros, alcançando os 5000 euros muito mais rapidamente;
- Como não pediram empréstimo, conseguiram poupar 5000 euros com os quais podem então ir de férias, mobilar a casa, etc. e ainda evitaram ter gasto mais 5680 Euros devido às enormes taxas de juro que são pagas nestes créditos fáceis.
Como podem constatar, a matemática que eles usam para nos enganar também pode ser usada por nós para nos protegermos. Estudem!
Sem comentários:
Enviar um comentário