sábado, 21 de julho de 2012

“Relvas” Artificial


Nas últimas semanas tem existido alguma indignação por causa da “licenciatura” relâmpago do “Ministro” Miguel Relvas. Enquanto que as pessoas normais vão para a universidade, pagam as propinas, vão às aulas durante vários anos, estudam, fazem os exames e tiram a licenciatura para irem arranjar um emprego, o Miguel Relvas decidiu inverter isto tudo tirando partido da falta de regras de algumas “universidades”. Primeiro foi para o “emprego” de político dirigiu um grupo de rancho folclórico o que tornou cientificamente apto para ter equivalências à esmagadora maioria das cadeiras que tinha no curso de Ciência Política e Relações Internacionais, na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia, em Lisboa e consegui licenciar-se. Mas existem pessoas que, por não terem andado na escola ou na universidade não percebem muito sobre os termos “cadeiras”, “equivalências”, “propinas”, “estudar” e “fraude” e que mesmo assim pretendem tentar perceber este caso e ficarem elas também indignadas com ele. Foi então que decidi fazer aqui uma analogia entre o caso Miguel Relvas com a comparação da relva de jardim vegetal (a relva verdadeira) e a relva artificial.

Relva verdadeira:
Para terem um jardim bonito e verdadeiro com relva vegetal verdadeira, as pessoas devem seguir certos passos. Devem preparar o jardim com terra vegetal, devem matar as ervas daninhas, retirar as pedras, endireitar a terra, abrir rasgos e passar a tubagem e o sistema de aspersores para a rega, devem depois alisar e compactar a terra para que o jardim fique direito, devem plantar os pés de relva e devem depois semear com sementes para que o relvado fique composto. Depois basta cilindrar e regar com abundância para que a relva “peque” (ganhe raízes) e comece a crescer cobrindo todo o jardim de um manto verde (o que pode demorar meses ou até um ano dependendo do jardim). Isto tudo dá muito trabalho e traz bastantes custos quer no início quer depois na manutenção do jardim (rega, corte e fertilizantes e adubos, etc.) mas é assim que se tem relva a sério. Esta relva verdadeira seria análoga ao “Ministro” Miguel Relvas se este tivesse passado por todas as fases necessárias para se tornar um Licenciado a sério.

Relva falsa:
Mas o Miguel Relvas decidiu ser análogo ao relvado artificial e falso que aparentemente e visto de longe parece relva, mas de facto não é. E para ter um relvado artificial no jardim é mais fácil, mais barato e consegue-se fazer num dia, basta ir ao AKI ou outra qualquer superfície que venda rolos de relva artificial suficiente para cobrir o jardim, comprar o que é necessário para a fixar ao chão, chegar a casa desenrolar e instalar tudo no chão e já está. Nem é preciso rega, corta-relvas nem adubos. Ainda por cima é legal ter relva falsa porque supostamente esta relva consegue ter “equivalência” a um relvado verdadeiro. Mas de facto, se ganharem algum inimigo que seja jornalista, este será capaz de ir ao fundo da questão e saber que compraram e ficaram com o jardim falso que ficou pronto num dia.

Sem comentários: